Fale Conosco

9 de julho de 2009

Cooperar recebe visita de representantes do Fida



Representantes do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida) estiveram nesta terça-feira (07) no Cooperar com o objetivo de conhecer os projetos desenvolvidos pelo Programa e formar uma possível parceria.

À tarde, a comitiva composta por oito pessoas, entre elas o gerente de programas para o Brasil, Iván Cossio, visitou o estande do Projeto Cooperar na Feira Brasil Mostra Brasil, no Espaço Cultural, e se encantou com a beleza dos produtos e a organização do espaço.

O gerente Ivan Cossio informou que a comitiva do Fida está na Paraíba com a missão de formular um projeto de desenvolvimento agrário rural sustentável para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP). O projeto deve ser aprovado em dezembro e posto em prática a partir de 2010. Segundo Cossio, como o Cooperar é um Programa que segue nessa mesma direção, do combate a pobreza rural, é de fundamental importância que ambos formem uma parceria.

“Desejamos muito essa parceria com o Cooperar pela experiência que o projeto tem. Esperamos que essa parceria seja possível porque para nós ela será muito importante. O Fida, junto com o Governo do Estado, está preparando um projeto de desenvolvimento rural na região do Cariri, Seridó e Curimataú e para nós é muito importante coordenar essa ação com o Cooperar”, afirmou Cossio.

O gerente do programa para o Brasil do Fida explicou ainda que o novo projeto está voltado para a geração de emprego e renda para as famílias rurais mais pobres e que várias atividades serão apoiadas. Ivan Cossio disse que uma parceria com o Cooperar fará com que o projeto desenvolvido pelo Fida tenha mais impacto.

“A produção de caprinos, leite, queijos, carne e couro será um dos eixos, mas não o único. Também é possível que esse projeto apóie os garimpeiros, a pequena mineração e outras atividades, pois o mais importante não é no que atividade se apóia e sim a geração de emprego e renda que ela pode proporcionar. E tudo isso terá maior impacto se tiver uma coordenação tão importante quanto a do Cooperar”, destacou o gerente.

O gestor do Cooperar, Plácido Pires, além de explicar para a comitiva o trabalho desenvolvido pelo Projeto se colocou a disposição do Fida para qualquer possível parceria. “O Cooperar tem o mesmo propósito do Fida, que é formular projetos de desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais para combater a pobreza. Então, uma parceria nesse sentido só vem a contribuir ainda mais para a nossa meta que é fazer dos pequenos produtores paraibanos grandes empreendedores”, lembrou Plácido Pires.

No estande do Cooperar

À tarde a comitiva do Fida visitou o estande do Cooperar na Feira Brasil Mostra Brasil, no Espaço Cultural. Encantados com o que viram eles elogiaram o espaço e a iniciativa. “Saber que os produtores conseguiram um espaço tão importante quanto esse e sem nenhum custo para eles é fantástico porque aqui é um lugar onde esses produtos podem ficar conhecidos por pessoas do mundo inteiro. Sem contar que o estande é o mais bonito que vi aqui na feira”, falou o gerente Iván Cossio.
 
Sobre o FIDA

O Fida, agência especializada das Nações Unidas, participa desde a década de 80 no apoio financeiro e na formulação de políticas de desenvolvimento agrário rural sustentável no País. O organismo da ONU acredita que a produção em pequenas propriedades rurais pode ser a chave para a recuperação das economias latino-americanas após a crise econômica global.

Assessoria de Imprensa do Projeto Cooperar