Fale Conosco

30 de agosto de 2012

Cooperar realiza debate sobre sustentabilidade no campo nesta sexta-feira



A relação entre população, alimentos e meio ambiente será tema de uma palestra que será realizada na sede do Projeto Cooperar, em Cabedelo, nesta sexta-feira (31), a partir das 9h. O evento faz parte do ciclo de debate sobre sustentabilidade no campo, que acontece até o mês de setembro.

O palestrante será o chefe da Emprapa de Campina Grande, Napoleão Esmerard de Macêdo Beltrão, que vai falar sobre o tema “Trilema da Sustentabilidade na Agricultura: População x Alimentos x Proteção Ambiental”. A discussão vai servir de embasamento para a nova carta consulta, que destacará as negociações do Governo do Estado com o Banco Mundial, organismo financiador do Programa de Redução da Pobreza Rural (PRPR).

Para o gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital, o sistema agrícola do Brasil vive um crescimento da demanda por alimentos, da mesma forma que vê o aumento da população, a expansão do biocombustível e as modificações do clima global. “É preciso pensar o desenvolvimento de forma equilibrada, racional”, disse o gestor. “O Banco Mundial está de olho nessa nova realidade e quer trabalhar as parcerias nesse sentido”, completou.

Com o debate, o Cooperar busca a definição de estratégias que ajudem o Projeto a atuar no apoio à exploração coletiva de atividades econômicas no semiárido, considerando os pressupostos da sustentabilidade.