João Pessoa
Feed de Notícias

Cooperar participa de mobilização da juventude do meio rural

sexta-feira, 15 de maio de 2015 - 18:25 - Fotos: 

O protagonismo de jovens no meio rural será mais uma vez prioridade nos projetos que serão executados pelo Cooperar nos próximos seis anos em parceria com o Banco Mundial, cujos investimentos serão de US$ 80 milhões. Como forma de se promover a intersetorialidade para atender as demandas desse público, a instituição participou, na manhã desta sexta-feira (15), de uma reunião do Grupo de Trabalho Juventude do Campo, organizada pela Secretaria Executiva de Juventude, visando à organização do Encontro Estadual com a Juventude dos Territórios Rurais, que deverá acontecer em meados deste ano.

De acordo com Rosil Neto, gerente executivo de Programas e Projetos de Juventude da SEJ, a ideia da secretaria é buscar parcerias para um diálogo permanente e articulado que possa integrar os jovens nesse encontro, como também nas conferências territoriais, previstas também para esse ano. “Nossa pasta foi criada recentemente e estamos em fase de reuniões para que possamos planejar as atividades”, adiantou.

Rosil disse que o encontro antecede as conferências e nele serão escolhidos três representantes dos 15 territórios para participarem como articuladores.

Para o gestor do Cooperar, Roberto Vital, priorizar a juventude nas ações rurais de governo é principalmente estratégia de desenvolvimento rural sustentável, ao dar oportunidade aos jovens para progredirem na vida sem ter que migrarem de seus lugares de origem.

Participaram da reunião no auditório do Cooperar, representantes da própria instituição, Secretaria Executiva de Juventude, Emater, Procase, Secretaria Executiva da Cultura, Secretaria de Estado da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Agrário, empresa de assistência técnica Vinculus, entre outros.