João Pessoa
Feed de Notícias

Cooperar incentiva agricultura familiar no Sertão paraibano

sábado, 16 de junho de 2012 - 11:45 - Fotos:  Secom-PB

O Projeto Cooperar, na regional de Patos, aprovou mais de cinquenta convênios para projetos de caprinocultura, ovinocultura, melhoramentos de acesso, passagem molhadas, piscicultura e apicultura que vêm ajudando diversos produtores rurais a superarem os efeitos da seca.

Uma das comunidades rurais beneficiadas é a da Barra, no município de Santa Luzia, no Sertão do Estado. “Aqui nós disponibilizamos 75 cabras leiteiras que estão beneficiando 15 famílias”, conta o técnico do Cooperar, Luiz Horácio.

“Diante da situação da seca que assola a nossa comunidade é difícil criar gado. Esse projeto de caprinocultura leiteira veio na hora certa pra suprir nossa necessidade e, mesmo com a seca, temos melhor perspectiva de vida”, relata o agricultor José Julião Dantas.

“Esse projeto representa uma ajuda aos pequenos agricultores que ainda residem na zona rural. Ele tem dado certo, já que nosso leite tem venda garantida e não dependemos apenas dos programas sociais. Aqui, nesta comunidade, tem produtor que está tirando de 15 a 30 litros de leite por dia o que no final do mês faz a diferença”, comemora o presidente da Associação Comunitária da Barra, Francisco Nonato Dantas.

O Governo do Estado investiu no projeto de caprinocultura leiteira mais de R$80 mil. “Em toda regional de Patos estamos beneficiando mais de três mil famílias”, relata o gerente regional do Cooperar de Patos, Segundo Mineral.

Além dos benefícios econômicos, o projeto conseguiu gerar outros frutos. As 75 matrizes leiteiras procriaram e agora o rebanho conta com 15 filhotes.