João Pessoa
Feed de Notícias

Cooperar finaliza sistemas de irrigação para cultura do arroz vermelho

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013 - 11:11 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

Cento e trinta e três famílias de agricultores de seis municípios finalizam a implantação dos sistemas de irrigação voltados à cultura do arroz vermelho, por meio de convênio firmado com o Projeto Cooperar. Doze comunidades atendidas já utilizam a irrigação desde o ano passado, como parte do valor liberado para o subprojeto (R$ 1.168.548,27).

Segundo o gestor do Cooperar, Roberto Vital, a implantação dos sistemas de irrigação faz parte das estratégias do Governo do Estado para que o agricultor possa conviver com a estiagem. “Estamos investindo em subprojetos diferenciados, que possam amenizar o sofrimento dos trabalhadores do campo, principalmente no semiárido”, revelou.

Um dos agricultores beneficiados com a irrigação é Antônio Bidô dos Santos, da Associação Comunitária Vista Alegre do Sítio Tabuleiro, em Pedra Branca. Para ele, o sistema é visto com expectativa. “Vivemos uma das piores secas da história e qualquer ação que tente diminuir os prejuízos aparece como alívio”, disse. De acordo com o produtor, que vive com a mulher e quatro filhos, o solo já está preparado. “Dentro de 15 dias, vamos começar a usar o sistema e, se Deus quiser, a colheita será em maio”.

Esta semana, técnicos do Cooperar vão visitar as comunidades beneficiadas com os sistemas de irrigação para avaliar os investimentos. Os municípios visitados serão: Itaporanga, Curral Velho, Nova Olinda, Santana dos Garrotes, Pedra Branca e Boa Ventura.

Cultura secular – A produção de arroz vermelho, tradicional por muitos anos no Estado, não vinha recebendo a atenção devida até 2010, segundo os trabalhadores rurais. Nas comunidades, o sentimento de muitos agricultores era de tristeza. A família de Antônio Bidô dos Santos lamentava o desinteresse do poder público. “Era difícil ver a cultura desaparecer, já que por muito tempo os agricultores prosperaram com ela”.