João Pessoa
Feed de Notícias

Cooperar finaliza instalação de sistemas de irrigação no litoral da Paraíba

terça-feira, 12 de março de 2013 - 12:08 - Fotos:  Secom-PB

Cerca de 50 famílias de agricultores do litoral norte e sul do Estado estão na fase final de instalação dos sistemas de irrigação, que têm por objetivo melhorar a produção agroecológica em algumas comunidades atendidas pelo Projeto Cooperar. Nesta terça-feira (12), começa a escavação dos locais onde vão ficar os tanques de armazenamento de água, na comunidade indígena Aldeia Silva de Belém, em Rio Tinto, a 52 km da capital.

As valas têm a função de instalar a tubulação da linha adutora, que tem por finalidade conduzir a água do leito do rio até os tanques e assim ser distribuída na área irrigada. “Os tubos vão levar a água dos tanques para as plantações de legumes, frutas e hortaliças que são cultivados na região”, explicou o gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital. Ele diz que 13 tanques já foram entregues, mas outros sete devem chegar até o fim do mês para atender a outras comunidades.

Além de Silva de Belém, em Rio Tinto, os sistemas de irrigação são instalados nas comunidades Sede Velha do Abiaí, Primeiro de Março, em Pitimbu; e Capim de Cheiro, em Caaporã. “A gente espera por isso há cinco anos”, disse Iolanda de Oliveira Monteiro, beneficiada de Capim de Cheiro. Ela tem quatro filhos e estima que a produção de feijão, milho e hortaliça aumente com o sistema de irrigação.

A entrega dos materiais de irrigação começou no ano passado. “A primeira comunidade beneficiada foi o assentamento Nova Vida, também em Pitimbu”, declarou o gestor do Cooperar. O assentamento tem 200 famílias integradas nos projetos de agricultura familiar. O foco da produção é na agricultura orgânica. “As pessoas estão cada vez mais conscientes de que os produtos de base agroecológica são mais saudáveis e devem ser consumidos no lugar dos convencionais, que levam agrotóxicos. Por isso, o nosso incentivo”, disse.