Fale Conosco

27 de setembro de 2012

Cooperar entrega sistema de irrigação para comunidade rural de Pitimbu



cooperar entrega sistema de irrigacao na comunidade rural de pitimbu (1)Mais uma comunidade rural do litoral sul da Paraíba recebeu materiais e equipamentos necessários à instalação de projetos de irrigação. Desta vez, a entrega foi na comunidade Sede Velha do Abiaí, em Pitimbu. Dezessete famílias foram beneficiadas. Dentro de 15 dias, a comunidade Capim de Cheiro, no mesmo município, também deve receber os materiais. Ao todo, cerca de 80 famílias serão atendidas somente este ano, em seis comunidades.

cooperar entrega sistema de irrigacao na comunidade rural de pitimbu (3)“Essa é uma solicitação antiga das comunidades, que tentavam de várias maneiras conseguir o material”, revelou o presidente da associação dos agricultores de Sede Velha do Abiaí, José Nascimento. “Com o projeto de irrigação, acreditamos que a produção vai melhorar”.  Na comunidade, o sistema de irrigação vai apoiar as plantações de banana, mamão, inhame, hortaliças e outras culturas.

cooperar entrega sistema de irrigacao na comunidade rural de pitimbuIolanda de Oliveira Monteiro também espera a entrega dos materiais com expectativa. Ela mora na comunidade Capim de Cheiro, que deve receber o sistema de irrigação até 15 de outubro. “A gente espera algo desse tipo há anos e só agora nós conseguimos”, disse a agricultora. Ela tem quatro filhos e estima que a produção com o sistema de irrigação vai aumentar em 50%. “Eu planto feijão, milho e hortaliça e não vejo a hora de cair em campo com essa nova realidade”.

Segundo o gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital, a entrega dos materiais de irrigação começou em junho deste ano. “A primeira comunidade beneficiada foi o assentamento Nova Vida, em Pitimbu. Agora, entregamos os produtos à Sede Velha do Abiaí. Partimos para entregar o sistema em Campim de Cheiro, Primeiro de Março, Taquara e Silva de Belém. Esta última comunidade no município de Rio Tinto”, declarou.