João Pessoa
Feed de Notícias

Cooperar discute detalhes de novo acordo de empréstimo com Banco Mundial

sexta-feira, 12 de abril de 2013 - 18:48 - Fotos: 

O representante do Banco Mundial, Edward Bresnyan, esteve na Paraíba, com objetivo de discutir com o Governo do Estado, por meio dos gestores do Projeto Cooperar, detalhes da proposta de novo convênio com a instituição bancária. O acordo prevê o investimento de R$ 100 milhões em subprojetos ligados à inclusão produtiva, segurança hídrica e sustentabilidade com inovação. Bresnyan ficou no Estado até esta sexta-feira (12).

“A proposta foi elaborada em dezembro do ano passado, mas está sendo ajustada para atender os agricultores de forma ainda mais especializada”, disse o gestor do Cooperar, Roberto Vital. De acordo com ele, as conversas com o representante do Banco Mundial estão sendo importantes para o andamento da proposta. “Até meados do próximo mês, vamos finalizar a carta-consulta e enviá-la para o Governo Federal. Depois disso, ficamos na expectativa da resposta do Banco”, explicou.

A relação entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, como benefício para os agricultores, é exitosa há vários anos. “Desde 1993, mantemos acordos com a Paraíba no sentido de investir na melhoria de vida dos trabalhadores do campo. Até hoje, a parceria funciona bem, sendo referência até para outros estados”, disse Edward Bresnyan. “Não há como definir quando o novo acordo vai ser fechado, mas estamos num bom caminho”.

O atual convênio do Cooperar com o Banco Mundial se estende até fevereiro do ano que vem. Isso porque dos 444 subprojetos atendidos, alguns ainda estão em execução. O contrato vigente não impede a assinatura do novo acordo, desenvolvido para atender ainda mais agricultores da Paraíba.