Fale Conosco

26 de março de 2013

Cooperar contribui com desenvolvimento sustentável de comunidades rurais



O Projeto Cooperar tem promovido o desenvolvimento rural sustentável em todas as regiões da Paraíba. Com financiamento de R$ 170 mil, está em obras o Centro Social da Produção Familiar (CSPF) no município de Belém. Em reunião realizada na semana passada, foram apresentados aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDRS) os critérios, a forma, o conteúdo, a funcionalidade e a interação do Centro Social com a socioeconomia microrregional.

“O Centro Social da Produção Familiar, em Belém, no Distrito de Rua Nova, está projetado e equipado para oferecer logística de treinamento a jovens e adultos em informática, costura, artesanato, pintura e gastronomia regional”, revela o coordenador estadual do Projeto Cooperar, Roberto Vital. O equipamento também servirá de ponto de exposição e vendas dos produtos gerados nos treinamentos.

O CSPF está localizado no Distrito de Rua Nova, porta de entrada do Brejo Paraibano para o turista que vem do Rio Grande do Norte. Seu principal papel social é treinar mão de obra para atender a demanda do polo turístico que está se consolidando no local.

A reunião realizada na sexta-feira (22) teve a participação do prefeito de Belém, Edgard Gama, da vice-prefeita, Bentânia dos Anjos, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vereadores, extensionista local da Emater, além de presidentes de associações.

Roberto Vital avalia que o Centro Social de Produção Familiar deverá atender a demanda de todas as demais associações e que sua gestão deve ser extremamente transparente e apartidária, com agenda mensal elaborada nas reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Para sua funcionalidade plena, é fundamental o apoio de todos, principalmente da gestão pública municipal”.

Esta semana, o Cooperar está construindo, com as partes envolvidas no projeto, uma agenda que permita a identificação da demanda de treinandos. No final de abril será apresentada uma agenda durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Avicultura – No município de Lagoa de Roça, os gestores do Cooperar acompanharam visita de integrantes do programa Pará-Rural a aviários locais de associados da Cooperativa dos Avicultores da Agricultura Familiar (Copaf). A visita da equipe do Pará-Rural foi uma recomendação do Banco Mundial, por se tratar de um empreendimento que é referência. O Banco Mundial financia projetos do Cooperar. “A Copaf é a gestora do abatedouro-frigorífico, cuja construção e equipamento se constitui no maior subprojeto apoiado pelo Cooperar em todo o Estado”, afirma Roberto Vital.