Fale Conosco

18 de fevereiro de 2016

Cooperar apresenta PB Rural Sustentável à Comissão Pastoral da Terra durante workshop



O Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, realiza o terceiro workshop – PB Rural Sustentável – nesta segunda-feira (22). Participam do evento cerca de 50 pessoas dos núcleos de liderança da Comissão Pastoral da Terra na Paraíba. A apresentação do PB Rural Sustentável ocorrerá na sede do Cooperar, às margens da BR-230, Km 14, estrada de Cabedelo. As atividades terão início às 8h, com previsão de encerramento às 16h. O evento faz parte de uma série de encontros que o Cooperar preparou para apresentar o PB Rural Sustentável em parceria com o Banco Mundial.

O objetivo do PB Rural Sustentável é melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso aos mercados pela população rural do Estado. Entre as informações que serão apresentadas durante o workshop, estão: tipos de projetos financiados, critérios de elegibilidade para ter acesso aos projetos, municípios contemplados e o público alvo a ser beneficiado.

O projeto – O PB Rural Sustentável terá um investimento de US$ 80 milhões com a meta de atender cerca de 144.463 pessoas, mediante a execução de 170 planos de investimentos integrantes das Alianças Produtivas; 100 Subprojetos de Sistemas de Abastecimento d’água Completos; 198 Subprojetos de Sistemas de Abastecimento d’água singelos, 72 Sistemas de Dessalinização com aproveitamento do rejeito; 493 subprojetos com 14 tecnologias adaptadas às condições do semiárido para redução de vulnerabilidade agroclimática, entre outros.

Veja abaixo a programação dos demais workshops organizados pelo Cooperar:

Dia 29 de fevereiro – Sede do Cooperar, voltado para as comunidades quilombolas;

Dia 7 de março – Sede do Cooperar, voltado para a população indígena;

Dia 15 de março – Sede do Cooperar, direcionado para as mulheres de negócio;

Dia 18 de março – Município de Casserengue-PB, com local a ser confirmado e terá como público alvo os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Ainda serão promovidos encontros com instituições parceiras, como a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB-PB), Serviço Nacional de Aprendizagem e Desenvolvimento Rural (Senar), Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (Fetag) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Paraíba (Fetraf-PB, com datas ainda a ser definidas.