João Pessoa
Feed de Notícias

Convênio garante construção de 2.565 novas casas em 46 municípios

sexta-feira, 26 de março de 2010 - 11:48 - Fotos: 
O Governo do Estado assinou convênio de parceria com municípios, através da Caixa Econômica Federal (CEF) e bancos credenciados no Ministério das Cidades, dentro do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e operações coletivas. Serão construídas 2.565 moradias em 46 municípios beneficiando 12 mil pessoas.

A assinatura do convênio ocorreu dentro da programação de posse do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, nesta sexta-feira (26), no Hotel Tambaú, em João Pessoa. A Companhia Estadual de Habitação (Cehap) será a gestora operacional do Programa na Paraíba, a construção começa em junho próximo e deve ser concluída em 180 dias.

Prefeitos elogiaram o apoio do Governo do Estado para viabilizar a construção das novas moradias. Eles entendem que ação do Governo do Estado cumpre a meta de diminuir o déficit habitacional, sobretudo para famílias de baixa renda. Essas lideranças municipais destacaram que a atitude do governador José Maranhão veio beneficiar especialmente as pessoas mais carentes de suas comunidades.

Aporte financeiro – A prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, falou da sensibilidade do governador em priorizar o social e, além disso, e ao assumir parte do aporte financeiro na contrapartida dos municípios, viabilizando a construção e a celeridade do início das obras. “Sem esse aporte financeiro seria difícil para os municípios viabilizarem essas casas”, comentou.

“Esta é uma preocupação vigente da nossa gestão. Todas as vezes que pudemos, fizemos a adesão a programas de aquisição da casa própria. Desse forma, mais de 650 famílias já foram contempladas e realizaram o sonho da casa própria em nosso município”, acrescentou a prefeita.

Inclusão – Já o prefeito José Lavoisier Dantas, de São João do Rio do Peixe, ressaltou que seu município “está incluso em várias ações do governo estadual, a exemplo da moradia, abastecimento e educação, bem como eletrificação rural”.

“Agradecemos a José Maranhão por esta ação e o esforço do Governo do Estado em estreitar e buscar parcerias entre os segmentos federal, estadual e municipal, sobretudo neste momento de dificuldade que os municípios enfrentam”, enfatizou João Madruga, prefeito de Mataraca. Ele destacou que além da tranquilidade de ter acesso à casa própria, “a população carente passa a melhorar sua qualidade de vida”.

Ana Lustosa, da Secom-PB