João Pessoa
Feed de Notícias

Convênio com o BID será assinado nos próximos dias pelo governador José Maranhão

quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 11:22 - Fotos: 
O Governo da Paraíba está assegurando recursos da ordem de 38 milhões de dólares para ações de melhoria das condições institucionais e de infraestrutura para expansão e qualificação da atividade turística na Paraíba. Um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) será assinado nos próximos dias pelo governador José Maranhão, segundo revelou nesta quinta-feira (20), o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Diego Tavares.

O Secretário, que participa em São Paulo de reunião nacional do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), informou que os investimentos serão concentrados na Grande João Pessoa, com os projetos pólo Cabo Branco e Costa das Piscinas, e nas regiões do Brejo e da Borborema, a partir de iniciativas voltadas a criação de dois novos pólos turísticos nessas localidades.

“Os recursos possibilitarão o incremento de infraestrutura necessárias para atração de novos investimentos, propiciando crescimento econômico e a geração de novas oportunidades”, disse.  
 
Diego Tavares destacou a participação do governador José Maranhão que se empenhou pessoalmente em conseguir os recursos junto ao Governo Federal e organismos internacionais. “O governador José Maranhão comandou todo o processo, adotando as providências necessárias para salvaguardar o interesse da Paraíba, não cometendo os equívocos da gestão anterior que perdeu o Prodetur II. Agora, estamos fazendo o que deixou de ser feito durante quase sete anos, daí a nossa satisfação com os resultados dessa grande conquista dos paraibanos e paraibanas”, comemorou.

O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado explicou que o Prodetur Nacional é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o BID, que cria uma linha de crédito para atender à demanda por recursos de financiamento internacional dos Estados e municípios brasileiros.

“O programa tem um objetivo que é alcançar às metas do Plano Nacional do Turismo, ampliando a importância do setor turístico no desenvolvimento do país por meio da geração de novos empregos e redução das desigualdades regionais”, completou.    

Desenvolvimento sustentável – As ações da nova versão do Prodetur na Paraíba serão canalizadas para estruturação dos destinos turísticos, preservando atrativos naturais e culturais, melhorando as condições de vida da população residente nessas localidades, com foco na promoção e desenvolvimento sustentável da atividade no Estado.

O Secretário Diego Tavares entende que é preciso recuperar e adequar a infraestrutura dos equipamentos nos destinos turísticos de olho na competitividade nacional e até internacional. “A Paraíba precisa, pode e vai dar um salto ainda maior, por isso estamos viabilizando importantes iniciativas, a exemplo do Centro de Convenções e o pólo Cabo Branco”, garantiu.   
 
Obras estruturantes – Entre as importantes obras estruturantes que serão executadas pelo programa, Diego Tavares destacou o aterro sanitário de Pitimbú; vias de acesso às praias de Gramame, Tabatinga, Coqueirinho, Praia Bela, Barra do Abiaí; sistema viário da urbanização do Rio Jaguaribe; revitalização do Centro Histórico de João Pessoa; urbanização das áreas do entorno do Centro Turístico de Tambaú; sinalização de orientação ao turismo; melhorias de acessos rodoviários de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Pilões, Borborema, Alagoa Nova, Várzea Nova, Distrito de Santa Marta, Avarzeado.

O Secretario ainda elencou a Alça Noroeste de Campina Grande; recuperação dos passivos ambientais da PB 008; recuperação das áreas degradadas do Pólo Turístico do Cabo Branco; revitalização do Jardim Botânico de João Pessoa; manutenção e preservação de Unidades de Conservação Ambiental. “Estamos recuperando o tempo perdido e o resultado desse trabalho vai mudar a face da Paraíba e a vida dos paraibanos”, finalizou.

Edson Verber, da Assessoria de Imprensa da SETDE, e Secom-PB