João Pessoa
Feed de Notícias

Convênio beneficia micros e pequenos empresários e vai gerar emprego e renda

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 - 21:49 - Fotos: 
O governador José Maranhão assinou, nesta terça-feira (23), em Brasília, um convênio no valor de R$ 7 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES para apoiar iniciativas produtivas no interior do Estado. Pela instituição bancária, assinou o documento o diretor da área de Crédito e de Inclusão Social, Elvio Lima Gaspar.

Maranhão destacou a importância do convênio para o setor da economia paraibana, especialmente para os micros e pequenos empresários. “Esse convênio vai trazer muitas oportunidades de empreendimento, oportunidades de negócios e geração de emprego e renda”, ressaltou.

O governador afirmou que “a estrada é muita longa e podemos atingir qualitativa e quantitativamente muita coisa nesse campo dos arranjos produtivos” e enfatizou o efeito positivo desta ação na política de inclusão social.

Já o diretor do BNDES, Elvio Gaspar, explicou que a assinatura do convênio se constitui numa junção de esforços para apoiar iniciativas produtivas pelo interior do Estado. E disse acreditar que será uma ação positiva, tendo em vista a experiência mantida no Estado do Ceará. “Temos certeza que será positiva também na Paraíba”, comentou.

Elvio Gaspar adiantou que será lançado um edital – já em curso – e os interessados apresentarão seus projetos. Os melhores serão selecionados por um comitê formado por membros do Governo do Estado e do BNDES. Então será criado um fundo a ser gerido por este comitê, cujos recursos serão oriundos do BNDES e do Estado.

O diretor do BNDES informou que poderão concorrer com seus projetos qualquer conjunto de produtores, desde que estejam organizados em associações ou cooperativas. Podem ser produtores da caprinovinocultura, produtores de mel, etc. Os recursos poderão ser aplicados na aquisição de equipamentos e de transportes para a produção, entre outros.

Também participaram da solenidade de assinatura de convênio o chefe do Departamento de Relação com o Governo, Antônio José Alves Júnior; e o secretário executivo da Articulação Governamental, Levy Leite.

AUDIÊNCIAS

O governador José Maranhão permanecerá em Brasília nesta quarta-feira (24), onde manterá audiências com o secretário executivo do Turismo, Mário Augusto Moysés; e com os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira; da Educação, Fernando Haddad; e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Cleane Costa, com informações de Sérgio Botelho, da Secom