João Pessoa
Feed de Notícias

Controle da Mosca Negra é intensificado na região de Solânea

quinta-feira, 6 de maio de 2010 - 15:37 - Fotos: 

A coordenadoria regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) em Solânea iniciou na manhã desta quarta-feira (6), nos municípios de Bananeiras, Borborema, Serraria e Solânea o combate químico da mosca negra dos citros, praga que atingiu as lavouras de frutas de mais de 15 municípios da Paraíba.
De acordo com o coordenador regional, o engenheiro agrônomo Arlino Bonifácio, embora a praga, além dos citros, tenha atacado outras frutíferas como o abacateiro, a bananeira, o maracujazeiro, a mangueira, entre outras, não foi registrado nenhum dano econômico naquela localidade. “A medida é preventiva, e o objetivo é diminuir a densidade populacional da mosca, para que no futuro possamos efetuar a aplicação com o controle biológico”, afirmou Arlino.

Ele informa que foram recebidos do Governo do Estado kits do defensivo Provado 200SC para atender a área atingida que é em torno de 30 hectares. “O agroquímico deverá ser aplicado três vezes em cada propriedade, com intervalo de quinze dias entre uma aplicação e outra, na quantidade de 20 mililitros para cada 100 litros de água. O fruto só poderá ser consumido, após 21 dias da aplicação do produto”, explicou.
A ação foi iniciada no sítio Alagoinha, em Bananeiras, na propriedade do agricultor Geraldo Julião Martins e os agricultores estão recebendo o defensivo químico com orientações técnicas dos extensionistas Manoel Alves e Francisco Fernandes.

O diretor técnico da Emater-PB, Waltemir Cartaxo, está acompanhando in loco as ações de controle da mosca negra dos citros em todos os municípios infestados pela praga. Ele ressalta que a empresa está envidando esforços no controle, a fim de que os agricultores voltem a comercializar seus produtos com tranquilidade.

                                             Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB