Fale Conosco

6 de julho de 2017

Controladoria participa de reunião técnica do Conaci



 

A Controladoria Geral do Estado esteve presente na 23ª Reunião Técnica do Conaci, realizada nos dias 29 e 30 de junho em Brasília. A reunião técnica que ocorre trimestralmente envolvendo todos os órgãos de controle interno do país foi aberta com o lançamento do Seminário Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumentos de Governança.

A CGE-PB foi representada pelo secretário-chefe, Gilmar Martins, que conseguiu incluir o Estado da Paraíba na agenda para a realização do Seminário “Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumentos de Governança” no primeiro trimestre de 2018. O seminário é um projeto do Conaci em parceria do Banco Mundial, que será realizado em todos os estados com o objetivo de apresentar a gestão de riscos e o controle interno e o seu papel para a melhoria da administração pública, conscientizando os gestores máximos do Estado sobre a necessidade de sua implantação.

A estrutura da atividade de auditoria da Controladoria Geral do Estado vem sendo aprimorado de acordo com as recomendações do Conaci/Banco Mundial, a partir da avaliação realizada em 2016 com base na ferramenta IA-CM (The Internal Audit Capability Model (IA-CM) for the Public Sector) do Institute of Internal Auditors – IIA.

Segundo o Gerente Executivo de Auditoria Letácio Guedes, “a CGE-PB está em processo de implementação das práticas estipuladas no IA-CM e está participando de dois grupos técnicos da parceria Conaci/Banco Mundial, sendo que será responsável em propor alterações na legislação e normas aplicadas ao Controle Interno e outro relacionado ao processo de avaliação das Controladorias dos Estados e das Capitais Brasileiras”.

O seminário piloto contou com palestras sobre a importância de Gestão de Riscos para a Melhoria da Governança, além da apresentação de modelos de gestão e controles internos, afim de fortalecer o Sistema de Controle Interno e da Atividade de Auditoria Interna no âmbito da Administração Pública Brasileira.

Após o seminário, a 23ª RTC continuou com pauta administrativa do conselho, com a apresentação da evolução das atividades realizadas pelos Grupos de Trabalho, resultados das atividades desenvolvidas pelo Conaci através da participação na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, dentre outras atividades recentes que estão sendo desenvolvidas.