Fale Conosco

13 de abril de 2018

Controladoria Geral participa de reunião do Conselho Nacional de Controle Interno



reunião conaci PE ok 270x175 - Controladoria Geral participa de reunião do Conselho Nacional de Controle InternoA Controladoria Geral do Estado (CGE-PB) participou, nessa quinta (12) e sexta-feira (13), da 26ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), no Centro de Convenções de Pernambuco. O encontro teve o objetivo de reunir representantes dos órgãos de controle interno de todo país para discutir os avanços e promover o intercâmbio de práticas e conhecimentos.

Iniciado com o seminário Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança, o evento contou com apresentação de cinco palestras envolvendo a temática. A primeira foi ministrada pela professora da Universidade Federal da Paraíba, Rossana Guerra, com o tema “Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança: Os desafios do amanhã, hoje”. Em seguida, falando sobre A importância da Gestão de Riscos para a melhoria da Governança”, foi a vez do coordenador de Harmonização do Controle Interno da Secretaria de Controle e Transparência do Espírito Santo (Secont/ES), Dênis Prates.

A controladora adjunta do Distrito Federal (CGDF), Liane Angoti, falou sobre “Gestão de Controles Internos – COSO e as 3 linhas de defesa”. O secretário-executivo da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE), Caio Mulatinho, apresentou o tema: “Implantação da 2ª Linha de Defesa em Pernambuco”. Finalizando o seminário, houve a palestra sobre o Papel do Controle Interno na qualidade da Gestão Pública, realizada pelo controlador geral do município de Recife, Rafael Figueiredo.

Presentes no encontro, o secretário-chefe da CGE-PB, Gilmar Martins, e o gerente executivo de Auditoria da CGE-PB, Letácio Tenório, participaram na tarde do dia 12 e ao longo do dia 13 de discussões sobre temas importantes para o controle interno, a exemplo da transparência das organizações sociais, da Lei das Estatais, dos resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno e do Observatório da Despesa Pública, no âmbito do Conaci.

“A participação da CGE-PB nas reuniões técnicas do Conaci permite o compartilhamento de informações, sistemas, metodologias e técnicas, que contribuem para o desenvolvimento das atividades do órgão central de controle interno do Poder Executivo Estadual”, pontuou Letácio Tenório.