João Pessoa
Feed de Notícias

Controladoria Geral do Estado participa de Seminário Técnico Matriz de Risco

terça-feira, 4 de outubro de 2016 - 16:16 - Fotos:  Secom PB

A Controladoria Geral do Estado participou, nessa segunda-feira (3), do Seminário Técnico – Matriz de Risco, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e o Ministério da Transparência, Fiscalização – Controladoria-Geral da União (CGU). O evento teve como objetivo reunir órgãos de controle interno de todo o país, por meio de videoconferência para apresentação de abordagens e ações que cada auditoria adota em sua região enfocando os critérios utilizados para seleção dos órgãos que serão auditados a cada ano.

De forma totalmente virtual, a transmissão foi realizada na Paraíba na sede da Controladoria Geral da União. O auditor da CGE, Letácio Guedes, juntamente com o gerente de Planejamento de Auditoria, Rodolfo Serrano, apresentou os mecanismos de planejamento estratégico e matriz de risco utilizados na CGE-PB, que definem quais órgãos do Poder Executivo Estadual que serão objeto de auditorias. O secretário executivo da CGE, Gilmar Martins, também participou do seminário.

O processo de planejamento em atuação na auditoria da CGE-PB foi originado em 2004, seguindo modelo adotado pela Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, e hoje está ganhando modificações de acordo com os resultados de avaliação coordenada pelo Banco Mundial, realizada com base na ferramenta IA-CM (The Internal Audit Capability Model (IA-CM) for the Public Sector)do Institute of Internal Auditors – IIA.

Além da CGE, a Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, a Controladoria Geral do Município de Porto Alegre, e a própria CGU também apresentaram suas contribuições a respeito de planejamentos e ações que cada Controladoria realiza.

A escolha pelo modelo de videoconferência foi adotada pelo Conaci e CGU no intuito de aproximar os estados, reduzindo os custos e aumentando a eficiência no compartilhamento de informações.

Dentre as ações previstas da parceria Banco Mundial/Conaci, está prevista a realização,  a partir de 2017, de seminários em todos os Estados Brasileiros com os Gestores Públicos Estaduais, com o objetivo  de  fortalecer o Sistema de Controle Interno e a atividade de Auditoria Interna no âmbito da Administração Pública Brasileira.