João Pessoa
Feed de Notícias

Controladoria avaliará eficiência de órgãos da estrutura do Estado

segunda-feira, 15 de março de 2010 - 16:21 - Fotos: 

Os órgãos da estrutura do Estado estão sendo submetidos a um novo tipo de auditoria desenvolvida pela Controladoria Geral do Estado (CGE): a análise da eficiência.

Segundo o secretário chefe da CGE, Roosevelt Vita, esse novo procedimento prioriza o grau de eficiência. “Antes o plano de auditores era estatístico. Agora, também é analítico. Antes fazíamos observações sobre princípios como moralidade, publicidade, legalidade e economicidade. Agora também estamos analisando a eficiência”, explicou.

Além disso, 15 procedimentos que ainda geram dúvidas sobre qual seria o mais apropriado, o mais adequado ao serviço público, estão sendo estudados por duas comissões que procuram soluções para esclarecer dúvidas sobre licitação, pregão e até de balanço, o que será muito bom para o contribuinte, para o cidadão, segundo o secretário.

Ele destacou ainda, a necessidade de se aprimorar os recursos humanos com uma ‘oxigenada’ trazendo novos instrumentos, novas ferramentas de aperfeiçoamento na análise das contas e confecção dos balanços. “Estamos na era da informática e é necessário ter um controle eficiente para evitar o papel, a burocracia e tornar a comunicação mais rápida”, explicou.

Graça Macena, da Assessoria de Imprensa da CGE