João Pessoa
Feed de Notícias

Contra o fumo: Governo premia vencedores de festival, nesta 2ª

sexta-feira, 12 de março de 2010 - 15:46 - Fotos: 
No ano passado, os cânceres relacionados ao consumo de fumo mataram 528 paraibanos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nesta segunda-feira (15), Dia Estadual de Combate ao Tabagismo, a SES e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) premiam os vencedores do ‘II Festival de Grafitagem – A Arte Vencendo o Tabagismo’. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema. Este ano, 19 grafiteiros se inscreveram no festival e os quatro primeiros colocados serão conhecidos durante a solenidade de premiação, que acontece a partir das 8h30 desta segunda-feira na Gracejos Eventos, localizada na Avenida Almirante Barroso, no Centro de João Pessoa (próximo ao Colégio Pinóquio).

Os trabalhos foram publicados no portal da SES (www.saude.pb.gov.br), que recebeu a ‘visita’ de 961 internautas. Eles acessaram a página para escolher a melhor grafitagem, entre as 26 selecionadas pela coordenação do festival. A votação aconteceu entre os dias 2 e 12 deste mês. A chefe do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES, Lourdes de Fátima Sousa, disse que o festival é uma forma de alertar a população, principalmente os jovens, sobre os males provocados pelo fumo.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é responsável por 30% de todas as mortes por câncer. A OMS alerta também para o fato que a iniciação ao consumo do cigarro, geralmente, se dá a partir dos 12 anos de idade. Por isso, decidimos realizar esse festival para abordar os jovens de forma diferente, tendo a arte como base. Temos tido a parceria da sociedade, que está envolvida com a causa”, disse.

Prêmios e homenagens
– Durante o evento, a SES vai premiar os quatro primeiros colocados na disputa, além de prestar uma homenagem a seis pessoas que, segundo Lourdes de Fátima, contribuíram para o sucesso do controle do tabagismo, na Paraíba.
As grafitagens criadas pelos artistas de João Pessoa, estão expostas nos muros da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho; da Secretaria de Saúde de Cabedelo e de um terreno localizado na Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Grupamento de Engenharia, todos na Capital. Os trabalhos também podem ser conferidos na página da SES (www.saude.pb.gov.br), clicando no banner no topo do site.   

Mortes – Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), alimentado pela SES, dão conta que das 528 pessoas falecidas ano passado no Estado, vítimas de câncer relacionado ao consumo do cigarro, 215 tinham câncer de pulmão e brônquios, 59 de laringe, 50 de boca, 23 de faringe e 181 de estômago. Em 2008, foram 365 mortes, sendo 218 em decorrência de câncer de pulmão e brônquios, 40 por câncer de boca, 55 por câncer de faringe e 52 por câncer de laringe. O Dia Estadual de Combate ao Tabagismo foi instituído pela Lei Estadual 8.356, de 15 de outubro de 2007.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB