Fale Conosco

29 de agosto de 2012

Continuam abertas as inscrições para o Prêmio João Pedro Teixeira



A Secretaria de Estado da Educação (SEE) informa que continuam abertas as inscrições para o Prêmio Estadual de Redação João Pedro Teixeira. O prêmio é uma iniciativa da SEE por meio da Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc), em atendimento ao que preconiza a Declaração Universal dos Direitos Humanos com relação à liberdade de todos os povos e de todas as nações.

“O prêmio visa estimular e promover a história de João Pedro Teixeira e das lutas camponesas na Paraíba, contribuir assim para a formação da consciência crítica de nossos estudantes. As Ligas Camponesas Paraibanas e João Pedro Teixeira fazem parte do patrimônio histórico cultural brasileiro”, explicou o secretário de Educação, Harrison Targino. O prazo das inscrições termina na próxima sexta-feira (31).

Podem concorrer ao Prêmio, estudantes das 804 escolas da rede estadual da Paraíba que engloba os alunos do ensino fundamental, ensino médio e de educação de jovens e adultos. Só terão suas inscrições homologadas os estudantes residentes no território paraibano e devidamente matriculados na rede estadual de ensino, lembrando que cada participante poderá concorrer somente com um trabalho, sendo o mesmo obrigatoriamente inédito.

O prêmio é composto por três categorias: I – Poema: anos iniciais do Ensino Fundamental; II – Artigo de Opinião: anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (prosa); III – Memórias: Educação de Jovens e Adultos (prosa). Será selecionado um trabalho de cada categoria por Gerência Regional de Educação, contabilizando 42 estudantes premiados.

A redação deverá ser digitada obedecendo à seguinte norma: no máximo, 25 (vinte e cinco) linhas e, no mínimo, com 20(vinte) linhas, no caso do texto em prosa, digitada com fonte “Times New Roman”, tamanho: 12 em espaço 1,5; margens laterais: 3 cm; margem superior e inferior: 2,5 cm. Ficando o gênero Poema isento deste critério.

Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma Comissão Julgadora, observando-se os seguintes critérios: A – pertinência temática na produção textual; B – norma culta da Língua Portuguesa; C – Qualidades relativas à capacidade intuitiva, criativa, inventiva e estética, de acordo com a temática; D – Inovação do texto em relação à temática apresentada.

A divulgação dos resultados ocorrerá no Diário Oficial do Estado da Paraíba e no endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/educacao, no dia 11 outubro de 2012.

O edital do Prêmio João Pedro Teixeira pode ser acesso na página da SEE pelo endereço: www.paraiba.pb.gov.br/educacao.

Para se inscrever basta preencher o formulário que está disponível em: www.sec.pb.gov.br/consulta/redacao.php do governo do estado, onde também será inserido o texto de redação, pelo próprio candidato ou pelo professor que orientou o estudante no desenvolvimento do trabalho. As inscrições e redações encaminhadas depois da hora e data mencionadas no edital serão automaticamente recusadas.

Premiação – Poema: anos iniciais do Ensino Fundamental: 14 computadores (1 por GRE), adquiridos especificamente para este fim; artigo de opinião: anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio: 14 computadores (1 por GRE), adquiridos especificamente para este fim; memórias: Educação de Jovens e Adultos: 14 computadores (1 por GRE), adquiridos especificamente para este fim.

Para mais informações ligar para (83) 3218-4015 e 3218-4079 da Gerência Operacional de Integração Escola e Comunidade – GOIESC-SEE/PB.