João Pessoa
Feed de Notícias

Consumidores receberão sacolas retornáveis em substituição às de plásticos

quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 14:00 - Fotos: 
A partir da desta sexta-feira (14), os consumidores que frequentam semanalmente a Feira do Produtor, realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB) receberão sacolas retornáveis para fazer suas compras. Essa bolsa reutilizável substitui a conhecida sacolinha de plástico. A novidade faz parte da campanha ‘Cuido da minha casa’, desenvolvida pela empresa por meio do escritório regional de João Pessoa e a Associação dos Agricultores Familiares (Agroa). Além das sacolas retornáveis, serão distribuídos coletores de lixos e folders com temas alusivos à preservação ambiental.

O objetivo é despertar e conscientizar os produtores e consumidores da Feira para o destino ecologicamente correto dos resíduos sólidos e as consequências do uso de sacolas plásticas para o meio ambiente. Uma vez que essas sacolas plásticas são derivadas do petróleo, substância não renovável feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD), sua degradação no ambiente pode até levar séculos.

A campanha, conforme o presidente da Emater-PB Hermano Araújo, além de contribuir para a conquista do desenvolvimento sustentável vai propiciar também, um maior incentivo contínuo aos agricultores e consumidores da feira no uso de boas práticas de preservação do meio ambiente. “Se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter um ambiente mais limpo e mais desenvolvido”, disse.

No seu sétimo ano de funcionamento, a feira do produtor garante a sustentabilidade econômica de 240 agricultores familiares e assentados da reforma agrária de 19 municípios polarizados pela região administrativa de João Pessoa, hoje coordenada pelo engenheiro agrônomo Guilherme Nascimento Soares.

Para Hermano, a feira do produtor é mais uma ação da instituição no apoio aos agricultores familiares paraibanos e, consequentemente, a comercialização dos seus produtos. “São mais de dois mil consumidores que adquirem produtos frescos de boa qualidade, com preços abaixo do mercado, e o que é melhor, sem a presença maléfica do atravessador”, destacou.

A feira do produtor acontece semanalmente, sempre às sextas-feiras, das 4h às 7h da manhã na sede da Emater-PB localizada no km 13.3 da Estrada de Cabedelo.

Assessoria de Imprensa de Emater-PB