João Pessoa
Feed de Notícias

Construção de nova Acadepol entra na reta final

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013 - 15:34 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

As obras da nova Academia de Ensino de Polícia Civil (Acadepol) devem ser finalizadas no primeiro trimestre de 2013, segundo o diretor da instituição, delegado Bergson Vasconcelos. A estrutura localizada às margens da rodovia Ministro Abelardo Jurema (PB-008), em João Pessoa, reúne aproximadamente R$ 7 milhões em investimentos, entre construção e compra de equipamentos. O espaço será um dos mais modernos do país, com capacidade para atender até 700 alunos em formação simultânea nas 14 salas de aulas.

A Acadepol terá ainda um auditório com capacidade para 340 pessoas, além de biblioteca, laboratório de informática, ginásio poliesportivo, estande de tiro, sala para a prática de aulas de defesa pessoal, pista de atletismo e alojamento para 80 policiais, além de refeitório, pátio e área de lazer.

Além disso, um convênio firmado com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no valor de R$ 1,6 milhão, vai garantir a execução do projeto ‘Segurança Itinerante’, com a aquisição de um simulador virtual de tiro móvel, instalado em um caminhão e a compra de todo o equipamento necessário para a sala de musculação.

Para o delegado Vasconcelos, a entrega da nova Acadepol representa um marco na história da instituição. “A Academia de Polícia é o lugar onde o policial devidamente concursado recebe a primeira formação e é também o local onde ele busca aprimoramento para exercer de maneira cada vez mais qualificada a sua tarefa. A área em Jacarapé foi escolhida para a construção da nova academia pela necessidade de uma pista de tiros segura, afastada de áreas residenciais”, ressaltou. Além de atender à Polícia Civil, a Acadepol ainda oferece vagas em seus cursos para outros órgãos operativos de segurança, como Polícia Militar, Federal, Rodoviária Federal da Paraíba e de outros Estados.

Cursos – Ao longo de 2012, ainda nas instalações localizadas na Avenida Hilton Souto Maior, bairro de Mangabeira, Capital, a Acadepol formou mais de 800 policiais civis, militares e bombeiros militares em 16 cursos de capacitação, entre eles Planejamento Operacional, Introdução à Atividade de Inteligência, Tráfico de Pessoas, Uso Gradativo da Força e Uso de Armas não Letais, Mediação de Conflitos, além de um Workshop do Instituto de Polícia Científica (IPC). “Os destaques foram os cursos relacionados à Inteligência, Psicologia Criminal, Rotinas Operacionais Carcerárias e o curso realizado pelo IPC”, frisou o diretor da Academia, Bérgson Vasconcelos.

A Academia ainda oferece aos policiais civis cursos de especialização em Direito Penal e Processo Penal, em Segurança Pública e Perícias Criminais, todos em andamento, beneficiando 97 alunos.

Endereço on line – Já está em funcionamento a página institucional da Acadepol, disponível pelo endereço www.acadepol.pb.gov.br, que contempla notícias sobre as atividades desenvolvidas e o andamento das obras para a construção da nova sede. Lá servidores da Polícia Civil também terão acesso ao Boletim Interno da instituição, que conterá publicações de cunho administrativo.

Segundo Marcelo Isídio, que coordena a administração da Acadepol, por meio da página será possível realizar inscrição on line em cursos, imprimir certificados, disponibilizar material para estudos e obter outras informações de interesse pessoal.