João Pessoa
Feed de Notícias

Construção de barragens subterrâneas auxilia convivência com estiagem em Umbuzeiro

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 - 14:21 - Fotos: 

O agricultor familiar José Ferreira Alves, da comunidade Alecrim, no município de Umbuzeiro, garante a água para 50 animais por meio de barragens subterrâneas. Os equipamentos foram construídos através de um financiamento obtido junto ao Banco do Brasil pela linha de crédito Mais Alimentos, com assessoramento técnico da Emater Paraíba.

O projeto foi elaborado com acompanhamento do extensionista Clodoval Albuquerque. A ação contou com a parceria da prefeitura municipal. Além de proporcionar condições de armazenamento de água para atender à demanda da criação de bovinos, o agricultor também vai trabalhar na produção de culturas, como hortaliças, feijão e milho. A barragem também atenderá aos agricultores vizinhos.

Segundo Clodoval Albuquerque, o agricultor ainda tem uma produção semanal de 100 quilos de queijo que são comercializados nas cidades vizinhas e também em Pernambuco.

Com relação a barragem subterrânea, o técnico informou que outros agricultores têm manifestado o desejo de construir os equipamentos de armazenamento subterrâneo em outras propriedades.