Fale Conosco

2 de setembro de 2011

Consocial inicia capacitação de gestores em João Pessoa e em Campina Grande



A Comissão Organizadora Estadual (COE) da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial-PB) realiza cursos de capacitação para gestores participantes das etapas municipais do evento. Em João Pessoa, o evento será neste sábado (3), das 8h às 17h, no auditório do Ministério da Fazenda. No dia 10 de setembro, será a vez de Campina Grande. O curso sobre a Metodologia da Consocial será das 9h às 17h, no Auditório da Faculdade de Administração da UEPB.

As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas. Podem participar representantes de todos os municípios da Paraíba e das entidades da sociedade civil. “A Capital e Campina Grande foram escolhidos por atraírem grande parte das cidades circunvizinhas, mas o calendário de capacitação prevê novas datas e locais, a exemplo de Patos, Cajazeiras e Guarabira”, explicou o secretário-executivo da Controladoria Geral do Estado, Valter Viana. As oficinas serão ministradas por Gabriel Aragão, da Controladoria Geral da União (CGU) e Emanuel Arruda, da Casa Civil do Governo do Estado, que participaram recentemente de treinamento em Brasília sobre a Metodologia da Consocial.

Etapas municipais – Pelo menos 14 municípios já convocaram suas etapas preparatórias sob o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, para as conferências estadual e nacional. São eles: Condado, Fagundes, Itabaiana, Lucena, Bayeux, Salgado de São Félix, Rio Tinto, Mamanguape, Pedra Branca, Santana dos Garrotes, João Pessoa, Poço José de Moura, São Sebastião de Lagoa de Roça e Alagoa Grande.

Os prefeitos podem convocar as etapas locais até o próximo dia 23. As conferências municipais e estadual servirão de etapas preparatórias à 1ª Conferência Nacional de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília que subsidiará a construção do Plano Nacional de Transparência e Controle Social.

As informações estão disponíveis no telefone: (83) 3216-4454 ou pelo e-mail cgupb-nap@cgu.gov.br. Nas conferências locais, serão definidas as propostas e escolhidos os delegados para a Consocial Estadual, prevista para os dias 8, 9 e 10 de dezembro, em João Pessoa.