João Pessoa
Feed de Notícias

Conselho Penitenciário firma parceria nas áreas de educação e profissionalização

quinta-feira, 30 de agosto de 2012 - 17:18 - Fotos: 

Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

O secretário da Administração Penitenciária, coronel Washington França, se reuniu com integrantes do Conselho Penitenciário Estadual e representantes da Fundação Cidade Viva com o intuito de viabilizar a construção de cozinhas Industriais para unidades penais e ampliar o programa educacional profissionalizante, que já vem sendo desenvolvido pela Gerência de Ressocialização. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (30), no Memorial da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap).

A Fundação Cidade Viva expôs um plano para a melhora das condições do Sistema Penitenciário do Estado, como educação à distância e um programa nutricional com a instalação de cozinhas industriais. O secretário Washington França lembrou a importância das parcerias na reordenação das unidades prisionais. Segundo ele, 48% da população carcerária do Estado estão localizadas na Zona da Mata e existe a necessidade  de se pensar em novas iniciativas para a profissionalização e educação dessa área. Na opinião do gerente executivo do Sistema Penitenciário, tenente coronel Arnaldo Sobrinho, a educação e profissionalização dos apenados são as formas mais eficazes de se conter o clima de tensão das unidades prisionais.

Também presente à reunião, o secretário de Educação do Estado, Harrisson Targino, reforçou a importância da educação na ressocialização dos presos e a necessidade de se buscar mais parcerias privadas para tornar a formação educacional e profissional cada vez mais comum e produtiva no sistema penitenciário paraibano, dando mais oportunidades para que os egressos do sistema possam encontrar emprego.
Ainda participaram das discussões, representantes do Ministério Público,  Tribunal de Justiça e Defensoria Pública da Paraíba.