Fale Conosco

6 de julho de 2015

Conselho Estadual dos Direitos LGBT elege nova presidência



Integrantes do Conselho Estadual dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CEDLGBT) elegeram, por unanimidade, a conselheira Fernanda Benvenutty para presidência e a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, para a vice-presidência, no biênio de 2015 a 2016.

Segundo Fernanda Benvenutty, que também é presidente da Astrapa (Associação de Travestis e Transexuais da Paraíba), a principal proposta do órgão neste ano é a convocação das conferências municipais e realização da estadual de LGBT, além das pautas do movimento social.

O Conselho foi criado pelo Decreto Estadual N.º 35.004, de 2014. É um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, instituído junto à Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Estado da Paraíba (SEMDH). Na reunião de eleição, também foi aprovado o regimento interno, que define sua atuação. De acordo com o regimento, o CEDLGBT tem como finalidade propor e fiscalizar, em âmbito estadual, políticas de promoção da cidadania para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Também tem por objetivo atuar na prevenção e enfrentamento a lesbofobia, homofobia, bifobia e transfobia resultantes do preconceito e da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero; bem como atuar na redução das desigualdades sociais, nos aspectos econômico, social, político e cultural para fortalecer o controle social das políticas públicas, promovendo a justiça social aos LGBT da Paraíba.