João Pessoa
Feed de Notícias

Conselho Estadual do Orçamento Democrático discute ações durante reunião em Arara

quarta-feira, 7 de maio de 2014 - 17:33 - Fotos: 

O Orçamento Democrático Estadual realizou, nesta segunda (5) e terça-feira (6), na cidade de Arara, a assembleia ordinária do Conselho Estadual, com a presença dos conselheiros e das conselheiras, das 14 regiões geoadministrativas do Estado. A atividade aconteceu no Santuário Padre Ibiapina e também contou com a participação de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM).

A reunião teve como pautas os informes de cada região, tratando sobre o andamento das ações e obras do Governo do Estado nos municípios, assim como viabilizou o diálogo direto com gestores do governo, tratando sobre as obras específicas de cada pasta. A assembleia também fomentou a troca de informações entre os conselheiros, a respeito das comissões de Acompanhamento do Ciclo Orçamentário, da Mobilização e Acompanhamento de Obras e Intersetorialidade e da Articulação Institucional.

Para o subsecretário do Orçamento Democrático Estadual, Hélio Silva Barbosa, reunir os conselheiros estaduais, para dialogar sobre os investimentos dos recursos públicos na Paraíba é uma forma de dividir poder e proporcionar diálogo. “Cada conselheiro trouxe as suas considerações a cerca das obras e serviços que vem sendo executados pelo Governo do Estado. A assembleia ordinária é o espaço que visa, primeiramente, ouvir o que cada um tem a dizer, e, por conseguinte, deliberar outras agendas que também são sugeridas por eles”, afirmou.

Na segunda-feira, a assembleia contou com a participação do diretor de Manutenção, do DER, Antonio Fleming, que tratou sobre a situação e o andamento de todas as obras de estradas, em execução e já concluídas na Paraíba.

Nós estamos mudando o conceito de fazer política na Paraíba e, com isso, mudando a história do nosso Estado. O DER notificou, em 2011, no início desta gestão, 1.978 km de estradas ruins, de péssimos estados de conservação e outras que nem existiam. Hoje, estamos concluindo 1.019 km de estradas pavimentadas e/ou reformadas, e mais 1.113 km que estão com as obras em andamento, tirando municípios do isolamento e beneficiando milhares de paraibanos”, disse.

A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais esteve representada por Silvio Meira, que é engenheiro de Minas e diretor de Operações, e por Milton José, que é técnico em Minerações e integra a gerência de Sondagem e Hidrogeologia. Eles trataram sobre o andamento das perfurações e instalações de poços artesianos em todo o Estado.

No segundo dia do encontro houve trabalho em grupos, a cerca dos encaminhamentos das agendas de acompanhamento de cada uma das três comissões e, sobre a programação do Conselho Estadual. “Estamos propondo que cada conselheiro adote a elaboração de relatórios sobre as ações e investimentos que o governo vem realizando em suas respectivas regiões, assim como programando o calendário de visitas às secretarias mais demandadas em nossas reuniões”, disse o conselheiro da região de Mamanguape (14ª Região Geoadministrativa), Celestino Neto, que integra a Comissão de Mobilização e Acompanhamento de Obras.

A conselheira do município de Juripiranga, Andréa Clécia, que integra a região de Itabaiana (12ª Região) informou que foi dialogado no grupo de Intersetorialidade e Articulação Institucional, uma nova proposta de agenda para o CEOD. “Nós propomos e ficou acordado pelas demais comissões, que a nossa próxima assembleia ordinária acontecerá entre os dias 9 e 10 de junho, na cidade de Patos, com local e horário ainda a serem definidos”, informou a conselheira.