Fale Conosco

14 de dezembro de 2015

Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial empossa novos integrantes nesta quarta-feira



Os novos integrantes do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) serão empossados nesta quarta-feira (16), às 9h30, no auditório do Iphaep, na Avenida João Machado, em João Pessoa. O evento inicia com a mesa temática “Atribuições e participação de conselhos gestores na implementação de políticas de igualdade racial”, que terá a participação da especialista em políticas públicas e gestão do cuidado em saúde, Durvalina Lima.

A solenidade contará com a presença da secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares e de outras autoridades governamentais.

A criação do Cepir atende a uma demanda do movimento negro local, nas suas mais diversas formas de atuação. O conselho tem base na Lei Estadual 8.993, de 15 de dezembro de 2009 é regulamentado pelo decreto n.31.187 de 13 de abril de 2010.

O Cepir tem caráter deliberativo e é integrado ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. Faz parte de suas atribuições participar de elaboração, fiscalização e controle das políticas públicas ligadas à questão racial, visando assegurar os direitos da população negra, indígena, cigana, quilombola e das religiões de matriz africana.

O novo mandato do conselho terá a vigência 2015/2017, a partir da data de posse dos 24 conselheiros.  Há representantes do poder público e da sociedade civil, contemplando diversas entidades. Este é o terceiro mandato do Cepir. A mesa diretora será eleita na primeira reunião do Colegiado previsto para o primeiro trimestre de 2016.