João Pessoa
Feed de Notícias

Conselho Estadual de Desenvolvimento Turístico da Paraíba se reúne e elege prioridades

quarta-feira, 22 de abril de 2015 - 09:08 - Fotos: 

Os principais representantes do trade turístico paraibano participaram da primeira reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Turístico (Condetur) realizada na semana passada, no Hotel Verde Green, em João Pessoa. O foco do encontro foi o fortalecimento, celeridade e a criação de comissões técnicas para trabalhar mais ativamente os projetos apresentados no Conselho, direcionados ao fomento da atividade turística no Estado.

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, presidiu a reunião, juntamente com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. Na ocasião, foram apresentados, analisados e discutidos os eixos de atuação do Prodetur (Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo), que norteará as ações de desenvolvimento turístico proposto pelo Ministério do Turismo (Mtur) e determinados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que investirá 23 milhões de dólares em turismo na região.

Além das ações, a reestruturação do regimento interno do Conselho foi posta em discussão e aprovação, e comissões temáticas foram formadas para viabilizar as contribuições do segmento turístico ao Plano Plurianual (PPA), elencando, desse modo, os temas prioritários para os próximos anos, a exemplo do fomento ao turismo de eventos e negócios e a qualificação e interiorização do turismo.

No encontro também foi apresentado o projeto da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Conde) para o Litoral Sul e houve prestação de contas dos 100 dias de gestão da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico

“A reunião foi extremamente produtiva e serviu para definir prioridades que efetivamente contribuam para o aumento da competitividade dos nossos destinos turísticos, além de possibilitar passos importantes na consolidação da política turística estadual, mediante uma gestão pública descentralizada, participativa e cooperativa, capaz de dialogar com os setores que estão na pauta positiva dessa instância de governança estadual”, frisou o secretário Laplace Guedes.

Deliberações – A principal decisão da primeira reunião do Condetur foi a fixação de metas para o PPA (Planoplurianual), que apresentará a política pública para o turismo paraibano nos próximos quatro anos, seguida da formação de Grupos de Trabalho (GTs) com vistas a este fim.

Confira os GTs:

a) Eventos e negócios – coordenador Ferdinando Lucena, gestor do Centro de Convenções de João Pessoa;

b) Sinalização e capacitação – coordenador Graco Parente, presidente do SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de João Pessoa);

c) Solução do déficit de leitos da rede hoteleira – coordenador Rogério Almeida, presidente da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo da Paraíba);

d) Ecoturismo – coordenador Genilton Pessoa, presidente do Singtur (Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba).