Fale Conosco

13 de janeiro de 2016

Conselho Estadual de Cultura debate audiência pública da Frente Parlamentar em defesa da cultura



A Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB) realiza nesta quinta-feira (14) a 1º reunião ordinária do Conselho Estadual de Políticas Culturais (Consecult), a partir das 14h, na sala 3 do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. A pauta é a audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura a fim de mapear os recursos financeiros para projetos culturais da Secretaria que acontecerá no mês de fevereiro.

A Frente Parlamentar se configura como um espaço estratégico de organização entre a sociedade e membros das hierarquias do legislativo e do executivo com o objetivo de visibilizar a pauta politica da cultura. A criação da Frente surge com o propósito de traçar um cronograma de atividades visando garantir à sociedade o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura em âmbito estadual.

O Consecult é dividido em câmaras com eixos temáticos que visam discutir propostas e metas da política cultural até 2018. As câmaras vão se reunir até o mês de fevereiro com o intuito de discutir eixos transdisciplinares estratégicos para a cultura.

Além de envolver diversos segmentos culturais do Estado, se fazem presentes na reunião os representantes das vinculadas da Secretaria de Cultura, como a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Fundação Ernani Sátiro (Funes) e Fundação Casa de José Américo (FCJA). A reunião é aberta à cadeia produtiva da cultura, sejam conselheiros, gestores e agentes culturais.

Reunião das Câmaras