João Pessoa
Feed de Notícias

Conselho de Psicologia e o Programa sobre Drogas firmam pacto

segunda-feira, 17 de maio de 2010 - 19:07 - Fotos: 
O Conselho Regional de Psicologia (CRP) assina nesta terça-feira (18), o Pacto de Colaboração na Política Estadual sobre Drogas. A assinatura acontecerá durante evento alusivo ao ‘Dia Nacional de Luta Anti-Manicomial’, a ser realizado das 8h30 às 12h, no Ponto Cem Réis, em João Pessoa.

De acordo com o gerente do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD), Deusimar Guedes, “o CRP será um grande parceiro, desde as ações de prevenção ao tratamento de dependentes e pessoas que apresentem transtornos decorrentes do uso indevido de substâncias psicoativas”.

“Estamos fazendo um levantamento dos psicólogos que trabalham com o tema ‘drogas’, para qualificar esse atendimento e agir em parceria com o PEPD/PB, sensibilizando professores, fazendo oficinas, entre outras atividades”, anuncia a conselheira do CRP, Edísia Almeida.     

Dia Nacional – O momento escolhido para assinatura do Pacto será o ‘Dia Nacional de Luta Anti-Manicomial’, em que o CRP estará chamando a atenção da sociedade sobre o movimento da reforma psiquiátrica e sensibilizando os gestores para implantação de leitos, em hospitais gerais, destinados a tratamentos de desintoxicação para usuários de álcool e drogas. Ainda hoje, muitos dependentes químicos são encaminhados a hospitais psiquiátricos, lugares inapropriados para os cuidados necessários a esses pacientes, dificultando a reabilitação.

Deusimar Guedes enfatiza que o PEPD/PB segue a mesma filosofia do Conselho Regional de Psicologia, quanto à reforma psiquiátrica, e ressalta ainda a importância do dependente aceitar voluntariamente o tratamento de desintoxicação, ao invés de ser interno contra sua vontade em manicômios. “É por essa sintonia de objetivos que estamos apoiando a ação do CRP no Dia Nacional de Luta Anti-Manicomial”, acrescenta Deusimar.

Fabiana Nóbrega, Assessoria de Imprensa do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas