João Pessoa
Feed de Notícias

Conselho aprova criação do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros

sexta-feira, 23 de março de 2012 - 17:13 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Foto: Vanivaldo Ferreira

Nesta sexta-feira (23), o Conselho Estadual de Educação aprovou, por unanimidade, a criação do Curso de Engenharia de Segurança contra Incêndio e Pânico. O presidente do CEE, professor José Ferreira Neto, expôs a proposta do professor Cássio Cabral, que foi acatada pelos demais membros do conselho.

A reunião que decidiu pela aprovação do curso superior aconteceu no auditório Professora Daura Santiago Rangel, na Secretaria de Estado da Educação (SEE), e foi acompanhada pelo coronel Denis da Silva Nery, os majores Clécia Felipe Viana e Lavoisier José da Silva e os tenentes Vânia Cecília Andrade e Henrique Gomes Coutinho.

Com a decisão do CEE, os alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) que concluíram a partir de 2010 passam a ser engenheiros de segurança contra incêndio e pânico, em vez de bacharéis em segurança pública – os de turmas anteriores terão de complementar os estudos, caso queiram modificar o título.

O coronel Denis Nery, sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros, agradeceu, em nome da Corporação e do comandante geral, coronel Jair Carneiro de Barros, a decisão do CEE. Ele fez um breve relato da função de bombeiro militar e enalteceu a dedicação dos integrantes da Corporação, bem como o apoio do governador Ricardo Coutinho na aquisição de equipamentos e viaturas para melhor atender a população.

Proposta – Até a entrada da turma dos aspirantes de 2010, o Curso de Formação de Oficiais Bombeiros era intitulado como o da Polícia Militar: bacharelado em Segurança Pública. O curso era devidamente regulamentado e reconhecido pelo CEE e tinha o diploma chancelado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Em 2008, os então capitães bombeiro militar Tiago Montezuma e Arthur Vieira apresentaram ao Conselho Superior da Corporação uma proposta de reestruturação curricular do CFO-BM, que foi acatada e imediatamente implantada.