Fale Conosco

14 de maio de 2009

Conselho abre novos caminhos para a cultura na Paraíba



Com a posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Cultura começa a se desenhar um novo panorama, já que representam tendências diversificadas e são pessoas comprometidas na formulação de políticas públicas para a área. A posse aconteceu na segunda-feira (11), na sede da Fundação Casa de José Américo.
 
O secretário da Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, reafirmou que são “pessoas comprometidas com a cultura e com certeza vão contribuir na elaboração de um projeto cultural para a Paraíba”. Na primeira reunião, já se discutiu a realização da tradicional ‘Noite da Cultura’ e do retorno da Biblioteca Paraibana, com a edição e relançamento de autores paraibanos.
 
A professora Ângela Bezerra de Castro, que já ocupou a Secretaria de Cultura do Estado em gestões passadas, e pela terceira vez é membro do Conselho Estadual de Cultura, disse vai procurar corresponder a expectativa do governador José Maranhão e do Conselho em relação a ela nesta gestão. Como sugestão, disse que “somente procurando compreender e produzir mais estará se fortalecendo. Isso é possível quando permanece fiel às suas raízes”.
 
O ex-secretário de Educação e Cultura, Carlos Pereira, disse que sua função será a de tentar ajudar o governo no que diz respeito à cultura, no sentido de propor projetos, fazer sugestões e levantar idéias que movimentem o setor, “que é um dos mais importantes da vida de um povo. Temos condições de fazer um trabalho que justifique nossa presença aqui”, disse.

O jornalista e ex-secretário de Cultura do Estado, Severino Ramos, afirmou que o Conselho tem um papel importante para estabelecer uma política cultural do governo, sobretudo nesta fase em que se instala uma nova administração disposta a resgatar uma das áreas mais sensíveis da vida paraibana, “aqueles valores que estão a merecer o respeito da comunidade”. Ele disse estar à vontade para atuar no Conselho de Cultura, até porque já o fez como secretário de Cultura.

Tomaram posse como membros do Conselho Estadual de Cultura os seguintes conselheiros: Ângela Bezerra de Castro, Flávio Tavares (subsecretário de Cultura), Carlos Pereira de Carvalho, Carmen de Lourdes de Araújo Teixeira, Damião Ramos Cavalcanti (presidente do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico do Estado da Paraíba), Evandro Dantas da Nóbrega, José Mota Victor, Juarez Farias (presidente da Academia Paraibana de Letras),  Letícia Maia Pinto Ferreira, Balila Palmeira (presidente da Academia Paraibana de Poesia), Maria de Lurdes Nunes Ramalho, Maria Valquíria Farias Patrício,  Mauricio Navarro Burity (presidente da Fundação Espaço Cultural), Otavio Sintônio Pinto, Severino Ramos Pedro da Silva e Wellington Hermes Vasconcelos de Aguiar.