Fale Conosco

18 de outubro de 2013

Conselheiros visitam obras reivindicadas nas plenárias do Orçamento Democrático



Conselheiros do Orçamento Democrático Estadual visitaram, nesta quinta-feira (17), em companhia do subsecretário executivo Hélio Silva Barbosa, algumas obras e ações governamentais, já entregues e em execução, na 10ª Região Geoadministrativa, com sede em Sousa, como parte da programação alusiva aos 1.000 dias da atual gestão.

Em Marizópolis, os representantes da região no Conselho do OD Estadual conheceram as obras de reforma da Escola de Ensino Fundamental e Médio Silva Mariz, já em fase final, um antigo pleito da comunidade local. A escola, que abriga 351 alunos, recebeu investimento de R$ 300.000,00, em projeto que incluiu construção, reconstrução e ampliação de espaços, além da dotação de condições adequadas de funcionamento, inclusive com mecanismos de acessibilidade.

Na cidade de Sousa, a visita foi ao Centro Social Urbano, equipamento comunitário que há muito tempo estava desativado, e agora devidamente restaurado, e ao Vale dos Dinossauros, referência paleontológica mundial em face do registro de pegadas fossilizadas de animais pré-históricos, notadamente dinossauros que povoaram a região.

Nesta sexta-feira (18), os conselheiros participam das solenidades de assinatura da Ordem de Serviço para a pavimentação da rodovia PB-411, trecho que liga as cidades de Bernardino Batista à BR 104, e de convênios do Pacto pelo Desenvolvimento Social com municípios da região.

Segundo o subsecretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Hélio Silva Barbosa, “a ideia da caravana dos 1.000 dias de participação popular visa proporcionar aos conselheiros uma maior interação com as ações e obras que o Governo do Estado vem desenvolvendo, como forma de estimular ainda mais a participação e, assim, fazer com que os representantes da sociedade civil estejam bem informados e sintam-se parte deste processo de democratização das ações governamentais”.

OD em números – Em 1.000 dias de governo, o Orçamento Democrático Estadual realizou 47 audiências públicas regionais, com a participação de 53 mil pessoas; elegeu mais de 1.000 conselheiros regionais, representando os municípios paraibanos; protocolou mais de 50 mil demandas das populações e realizou fóruns temáticos e ações intersetoriais, de formação e de capacitação, de seus conselheiros e da sua equipe técnica.