Fale Conosco

28 de maio de 2013

Conselheiros participam de capacitação para conferência de assistência social



 

Cerca de 300 conselheiros de toda a Paraíba participam nesta segunda e terça-feira (27 e 28), no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, de capacitação preparatória para as conferências municipais, estaduais e a nacional da Assistência Social, que acontecem neste ano.

A II Capacitação para o Conselho Estadual e os Conselhos Municipais de Assistência Social da Paraíba é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e o Conselho Estadual de Assistência Social.

A secretária da Sedh, Aparecida Ramos de Meneses, fez a abertura do evento e falou sobre a importância de discutir a assistência social como política pública. “Estamos aqui durante dois dias falando sobre a Política da Assistência Social que vive um momento importante em todo o Brasil. Vamos discutir o funcionamento dos conselhos municipais de assistência social, a lei de acesso à informação, a gestão e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social para que possamos, com um debate qualificado, propor ações efetivas para esta política”, ressaltou.

Troca de experiência – Para os conselheiros que estão participando do evento, a capacitação é necessária para o fortalecimento desta instância de poder.

“Além das palestras que contribuem muito para o funcionamento dos conselhos, porque a gente que atua em cidades pequenas e distantes, nem sempre sabe ao certo a importância do Conselho Municipal, o poder fiscalizador que temos, além da troca de experiência que adquirimos com os outros conselhos”, disse a presidente do Conselho de Assistência Social de Triunfo, alto sertão paraibano, Wirnaíde Maria Rolim.

Programação – O primeiro dia é específico para tratar do funcionamento dos Conselhos com palestras sobre a Lei de Acesso a Infromação, com o auditor Rodrigo Paiva, da Controladoria Geral da União. No período da tarde, a palestra sobre Funcionamento dos Conselhos municipais de assistência.

O segundo dia do evento contará com a presença da Diretora do Fundo Nacional de Assistência Social, Dulcelena Martins, que abordará o tema financiamento e gestão do SUAS.

Participantes – A mesa de abertura, além da secretária Aparecida Ramos de Meneses, contou com o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Leonardo Pessoa e o coordenador do Caop, o procurador de justiça Valberto Lira.

Também participaram da abertura, o auditor da Controladoria Geral da União, Rodrigo Paiva; o representante do Conselho Regional de Psicologia, Luiz Pereira e a representante do Coegemas, Janaína Nunes.