Fale Conosco

4 de julho de 2012

Conselheiros municipais de idosos participam de capacitação em Rio Tinto



Cerca de 120 conselheiros municipais de idosos, que atuam em 12 municípios paraibanos, estão participando nesta quarta (4) e quinta-feira (5), em Rio Tinto, de uma oficina de capacitação. Durante dois dias os participantes têm palestras sobre a Constituição de 1988 e a Lei da Política Nacional e Estatuto do Idoso. Discutiram também sobre o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e a Política da Assistência Social (PNAS).

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), por intermédio da Política Estadual da Pessoa Idosa e do Ministério Público (MP). Também participam da capacitação os técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas/Cras) e gestores municipais da Assistência Social.

Programação – No primeiro dia do evento houve uma mesa-redonda que abordou a “Violência contra a Pessoa Idosa” no aspecto da ação preventiva e de como proceder em casos de constatação de agressão. De acordo com os organizadores do evento, o objetivo é atingir todos os 223 municípios paraibanos até o final do ano, treinando os conselheiros de idosos e profissionais dos Creas e Cras para atender de forma qualificada as pessoas com mais de 60 anos na Paraíba.

Municípios – Enviaram conselheiros municipais as cidades de Rio Tinto, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Marcação, Mataraca e Pedro Régis. A primeira capacitação aconteceu no mês de junho em Campina Grande para os municípios da região da Borborema.