João Pessoa
Feed de Notícias

Conselheiros Estaduais de Educação da Região Nordeste se reúnem em João Pessoa

terça-feira, 8 de novembro de 2011 - 21:46 - Fotos: 

Presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação dos nove estados do Nordeste estão reunidos em João Pessoa. Eles participam do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação da Região Nordeste, que teve início nesta terça-feira (8) e segue até quarta (9), das 8h às 18h, no auditório do Hotel Verde Green. Na abertura, o secretário de Estado da Educação, Afonso Scocuglia, fez uma explanação sobre os 33 projetos do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”, que estão sendo desenvolvidos no Estado.

Na opinião do secretário, o encontro dos conselhos ocorre em um momento importante. “É uma ótima oportunidade para a troca de experiências entre os estados, para o fortalecimento dos conselhos como forma de complementar a vivência, tendo em vista a atuação do Conselho de Educação da Paraíba, que tem contribuído para a melhoria da educação, e com a novidade de descentralizar as reuniões da entidade por meio de sessões itinerantes”, destacou.

A vice-presidente da região Nordeste do Fórum Nacional de Conselhos de Educação, e presidente do CEE do Estado do Piauí, Eliana Maria Sampaio, disse que a discussão gira em torno de temas de relevância para a educação, como formação de professores e educação à distância. “Vai sair daqui um documento que será encaminhado para discussão do fórum para ser apresentado em reunião nacional, que acontecerá no Rio de Janeiro”, completou.

Para o presidente do CEE-PB, José Neto, a reunião servirá para articular as entidades em torno dos problemas comuns aos conselhos da região e discutir as questões relacionadas  à educação do Nordeste, na perspectiva de poder melhorar e dar uma contribuição à área nesses estados e no País.   

Neste primeiro dia do evento foram debatidos temas como a formação docente, o Ministério Público e a educação, com a presença da promotora de Justiça de Defesa da Educação, Fabiana Lobo, na roda de conversa. Nesta quarta-feira (9) será discutida a proposta de articulação entre os sistemas para a oferta de Educação à Distância (EAD), com a participação da especialista em EAD e presidente do CEE da Bahia, Aylana Alves dos Santos.