João Pessoa
Feed de Notícias

Conselheiros do Orçamento Democrático são eleitos em Uiraúna

quarta-feira, 14 de agosto de 2013 - 12:03 - Fotos:  Secom-PB


O Orçamento Democrático Estadual elegeu, nessa terça-feira (13), na cidade de Uiraúna (9ª Região Geoadministrativa), seus novos conselheiros regionais para o biênio 2014/2015. A assembleia de eleição reuniu as populações dos municípios de Poço Dantas, Poço José de Moura, Santa Helena, Triunfo, Joca Claudino e Bernardino Batista, e aconteceu no ginásio poliesportivo José Nilson Santiago, “O Azulão”.

A assembleia microrregional teve a participação de mais de 200 pessoas e elegeu 9 conselheiros, sendo 8 titulares e um suplente.

O subsecretário do Orçamento Democrático Estadual, Hélio Barbosa, falou da importância deste momento para o Estado da Paraíba. “Esse processo de participação social representa, para nós paraibanos, um avanço na democracia brasileira. Só participando e intervindo é que podemos construir uma cidade mais justa e igualitária”, disse o subsecretário.

Hélio Barbosa disse ainda que o eleitoral em Uiraúna foi o primeiro dos 50 que serão realizados. “Serão eleitos aproximadamente 600 conselheiros titulares e 600 suplentes que irão discutir e dialogar sobre o orçamento do Estado. O papel do conselheiro tem uma função significativa de representar não só uma cidade, mas toda uma região” informou.

Conselheiro eleito – Roberto Maciel, do distrito de Santa Helena, foi eleito na assembleia da microrregião de Uiraúna. Ele falou sobre a iniciativa de se candidatar. “Ser conselheiro do Orçamento Democrático é assumir a minha cidadania para ajudar a minha região e, consequentemente, contribuir com a população paraibana”, disse.

CalendárioNa quarta-feira (14) será a vez dos representantes de Aparecida e Santa Cruz se reunirem na assembleia microrregional de São Francisco (10ª região), para escolherem os seus conselheiros regionais; sexta-feira (16), em São Bento (8ª região), se reunirão representantes de São José do Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz e Brejo do Cruz para definirem a sua representação no Conselho Regional do OD Estadual.

Também realizam eleições na sexta-feira (16), as microrregiões de Água Branca (11ª Região), Camalaú (5ª), Conceição (7ª) e Marcação (14ª).

Conselheiros – Os conselheiros do OD Estadual exercem atividade voluntária, não remunerada, e são responsáveis pela defesa e acompanhamento de investimentos públicos de interesse coletivo em obras, serviços e demais ações, nas 14 Regiões Geoadministrativas do Estado. As regiões são subdivididas em microrregiões, que elegem um número de conselheiros regionais proporcional à participação na assembleia de eleição.