João Pessoa
Feed de Notícias

Conselheiros do Orçamento Democrático Estadual participam do III Festival da Juventude

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013 - 17:17 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

Conselheiros do Orçamento Democrático Estadual das regiões de João Pessoa (1ª), Itabaiana (12ª), Mamanguape (14ª), Patos (6ª), Campina Grande (3ª) e Catolé do Rocha (8ª) participaram, até este domingo (15), do III Festival da Juventude Paraibana, que aconteceu na cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano. O evento foi uma realização da Rede de Jovens do Nordeste, em parceria com a Prefeitura de Cabaceiras e o Governo do Estado da Paraíba.

Com o tema “Empoderamento Juvenil no Campo e na Cidade”, o III Festival da Juventude Paraibana reuniu jovens de toda a Paraíba e de Estados vizinhos, para discutirem ações educativas com ênfase nas temáticas de cultura, mobilidade, política e economia solidária.

Cerca de 60 jovens conselheiros do Orçamento Democrático tiveram a oportunidade de interagir com mais de 500 participantes do evento, nas mais diversas oficinas, pontos de culturas, exposições e rodas de conversas.

Nara Landa, que é conselheira da região de Santa Rita, disse que o evento foi um marco para muitos jovens que estiveram presentes. Ela participou de uma das oficinas que tratou sobre as temáticas de identidade, gênero e diversidades juvenis. “Tratar de temáticas tão comuns do nosso dia a dia, mas trabalhadas de forma a conscientizar a juventude foi o diferencial. Grande parte do grupo do qual fiz parte não sabia da existência de um Centro de Referência de Direitos de LGBT e de combate à homofobia, o Espaço LGBT, do Governo do Estado, e isso foi de grande importância para todos nós”, afirmou.

A conselheira, que também é educadora social, comentou que outro grande atrativo do festival foi a programação cultural. “As apresentações dos grupos folclóricos internacionais e do Brasil foram contagiantes. Estou levando todas estas vivências para disseminar com meus alunos de cultura popular”, comentou.

Para Mateus França, outro conselheiro da região de Cruz do Espírito Santo, estar no III Festival da Juventude, na cidade conhecida como “Roliúde Nordestina”, foi uma oportunidade de conhecer o que ainda não sabia. “Estar durante quatro dias em contato direto com as mais diversas culturas, interagindo com pessoas de várias regiões do nosso estado e, ainda, tendo a oportunidade de dialogar sobre temáticas tão comuns entre os jovens, foi de muito aprendizado para mim. Volto para casa com a mente mais aberta e convicta de que podemos ser referências para um mundo melhor”, disse.

O subsecretário do Orçamento Democrático Estadual, Hélio Barbosa, falou que o III Festival foi um evento muito importante para a juventude paraibana e que a escolha de Cabaceiras para sua realização teve seu significado. “Cabaceiras é uma cidade muito acolhedora e as pessoas receberam o festival de braços abertos. Foi aqui onde tudo começou há três anos. Cada jovem teve a oportunidade de vivenciar experiências únicas em suas vidas. O Governo da Paraíba, em ação conjunta entre as Secretarias de Educação, Juventude Esporte e Lazer, Comunicação e Orçamento Democrático fomentou o debate e oportunizou a participação juvenil nas mais diversas representações sociais”, destacou o subsecretário.

Festival – O III Festival da Juventude Paraibana abordou as mais diversas temáticas como participação política, políticas públicas, diversidade cultural e identidades juvenis. Ainda realizou roda de diálogo sobre “Empoderamento juvenil no campo e na cidade”; Mostra Estadual do Projeto de apoio à expressão juvenil “Se Sabe de Repente”, com estudantes do ensino médio da rede pública estadual da educação; VII Mostra do Audiovisual Paraibano; Apresentação teatral e Feira da Economia Solidária.