João Pessoa
Feed de Notícias

Conselheiros do ODE monitoram obras do Governo em três cidades da 5ª região

segunda-feira, 11 de novembro de 2013 - 12:25 - Fotos: 

As obras realizadas e as que estão em execução pelo Governo do Estado nas cidades de Amparo, São Sebastião do Umbuzeiro e Monteiro – que integram a 5ª Região Geoadministrativa, no Cariri – foram vistoriadas por conselheiros do Orçamento Democrático Estadual que representam esses municípios.

A caravana acompanhou o governador Ricardo Coutinho na inauguração da primeira etapa da Rodovia Anel do Cariri (PB-264), ligando Zabelê a São Sebastião do Umbuzeiro, no sábado (9). São Sebastião é o 13º município a sair do isolamento rodoviário a partir do lançamento do programa Caminhos da Paraíba. O primeiro trecho do Anel, inaugurado no sábado, tem 13 km de extensão de um total de 205 km em barro que estão sendo asfaltados com investimento de R$ 100 milhões.

Na cidade de Amparo a carava presenciou a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da PB-238, que também vai retirar o município de Amparo do isolamento asfáltico. A estrada, que terá uma extensão de 13,7 km, vai ligar o município ao entroncamento da PB-250 (Ouro Velho) e beneficiará mais de 6 mil habitantes. A obra terá investimento de R$ 8 milhões e representa a 73ª ordem de serviço dentro do programa Caminhos da Paraíba.

O subsecretário do Orçamento Democrático Estadual, Hélio Barbosa, avalia que a realização da caravana com os conselheiros do OD proporciona interação e conhecimento das obras que o Governo do Estado vem executando. “Os conselheiros estão tendo a oportunidade de conhecer de perto essas ações em suas respectivas regiões. A caravana tem reafirmado a importância da participação popular no processo de desenvolvimento do Estado”, disse Hélio Barbosa.

O conselheiro da cidade de São Sebastião de Umbuzeiro, Marivaldo Alcântara, que falou em nome dos conselheiros da região, destacou a importância da participação popular nas decisões do governo: “Os conselheiros têm papel fundamental neste processo de democracia participativa. É importante escolher o destino dos recursos públicos do nosso Estado. Nós conselheiros estamos juntos com a população, demandando, acompanhando e fiscalizando as obras também”, disse.

Para outro conselheiro recém-eleito da cidade de Ouro Velho, Luis Henrique, poder conhecer e acompanhar as obras do governo, que são demandas também do Orçamento Democrático, é de suma importância para a população: “Fui eleito representante do povo no ODE, por isso é de meu interesse também conhecer de perto o que o Governo da Paraíba vem desenvolvendo em nosso estado. Ver de perto a alegria da população em receber uma obra que irá melhorar a qualidade de vida não tem preço”, comentou Luis Henrique.

Demanda do OD – Os conselheiros conheceram as obras de reforma do Hospital Regional e Maternidade de Monteiro, pleiteada pela população através do Orçamento Democrático Estadual, assim como, a aquisição, através do Pacto Social, do material permanente e de uso contínuo para o Laboratório de Análises Clínicas da Policlínica São Sebastião. A Escola Estadual Hidelfôncio Soares da Silva, da cidade de Amparo, que recebeu climatização nas salas de aula, também foi visitada pelos conselheiros.

Participação – A caravana integra a programação alusiva aos 1000 dias de Governo nas 14 regiões geoadministrativas onde existem obras demandadas através das audiências públicas realizadas pelo ODE.