Fale Conosco

22 de agosto de 2012

Conselheiros de idosos da região de Picuí serão capacitados



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e o Ministério Público, realizam nestas quinta e sexta-feira (23 e 24) a 5ª oficina para capacitação de conselheiros municipais de idosos. O treinamento será na Câmara dos Vereadores de Picuí, a partir das 8h, para representantes de 10 municípios: Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí e Sossego.

A abertura do evento será um painel sobre o panorama geral sobre a Lei da Política Nacional e o Estatuto do Idoso. Também haverá uma palestra sobre o Sistema Único da Assistência Social (Suas), a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e a Política da Assistência Social (PNAS). Ainda pela manhã está programada uma mesa redonda sobre a violência contra a pessoa idosa. Na parte da tarde, será realizada a palestra O papel e a atuação dos Conselhos Municipais e dos Conselheiros.

No segundo dia pela manhã, será proferida palestra sobre Registro das Entidades nos Conselhos Municipais e como acontece este monitoramento. Em seguida, haverá outra palestra sobre Instrumentos de Planejamento do Setor Público e sua execução. À tarde, ocorrem oficinas sobre como estruturar o Conselho de Idoso no município.

A capacitação, além dos conselheiros de idosos, também será destinada para os profissionais que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social (Creas/Cras) e gestores municipais da Assistência Social.