João Pessoa
Feed de Notícias

Conselheiros da Assistência Social participam de curso sobre Sistema Único de Assistência Social

segunda-feira, 24 de agosto de 2015 - 17:29 - Fotos: 

Cerca de 500 pessoas, entre conselheiros municipais e estaduais da assistência social, técnicos e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), participam até sexta-feira (28), no Hotel Ouro Branco, do Curso de Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas do Programa Nacional de Capacitação – CapacitaSuas.

O Curso é oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, fez a abertura do evento e destacou que outros quatro cursos acontecerão ainda neste ano para outros profissionais do Suas, visando um maior conhecimento da Política da Assistência Social.

“Estes cursos fazem parte de uma qualificação permanente para as pessoas que trabalham no Sistema Único de Assistência Social. Somos o primeiro Estado, neste ano, a realizar esta segunda etapa da formação, que teve início em 2013. Este curso vai fazer com que as pessoas compreendam a Política da Assistência Social para que elas possam acompanhar e cobrar para o efetivo exercício dessa política e desta forma possamos avançar com qualidade e conhecimento Paraíba”, ressaltou.

Novos cursos – A coordenação do CapacitaSuas, pela UFPB, é realizada pela professora Socorro Vieira e a coordenação estadual é da gerente da Vigilância Socioassistencial do Estado, Jaciana Magalhães.

Até o final do ano, serão oferecidos outros quatro cursos: Atualização para elaboração de Planos de Assistência Social; Atualização sobre as especificidades e interface da Assistência Social Básica do Suas; Atualização sobre o reordenamento dos serviços de Proteção Social Especial e atualização em Vigilância Socioassistencial.