João Pessoa
Feed de Notícias

Consea e Secretaria de Governo definem calendário de Conferências Regionais na Paraíba

terça-feira, 21 de junho de 2011 - 12:42 - Fotos: 

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Paraíba (Consea) promoverá um total de cinco Conferências Regionais em municípios paraibanos durante todo o mês de julho até o início de agosto. As conferências visam os preparativos para a 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar, que ocorre de 22 a 24 de agosto, em Lagoa Seca, no Convento Franciscano de Santo Antônio Ipuarana. O evento antecipa a Conferência Nacional, prevista para acontecer entre 07 e 11 de novembro, em Salvador (BA). O objetivo é elaborar um plano de segurança alimentar para o Estado da Paraíba, englobando políticas públicas de combate à insegurança alimentar, à miséria e à fome no Estado.

A realização dessas Conferências Regionais tem sido objeto de discussão em reuniões mantidas entre o Consea e a Secretaria de Estado do Governo, a qual em conjunto com outras secretarias de Estado – Desenvolvimento Humano, Agricultura e Pesca, Planejamento e Gestão, Saúde e Educação – , integra o Conselho juntamente com entidades representativas da sociedade civil.

Calendário - A primeira Conferência Regional a ser realizada nos municípios paraibanos acontecerá dia 08 de julho, em Patos. No dia 19, será a vez de Guarabira e no dia 22, Campina Grande. O quarto encontro regional será João Pessoa, e a última está programada para Sousa, no dia 02 de agosto.

Dessas Conferências Regionais sairão entre cerca de 400 delegados para participarem da Conferência Estadual. Segundo o Consea, a previsão é mobilizar cerca de 1.200 participantes no Estado.

Ao todo, 52 membros integram o Consea, sendo composto um terço pelo poder público, federal e estadual, e dois terços são entidades da sociedade civil. Integram o Consea órgãos como o Incra, Funai, Conab, instituições de ensino superior como UFPB, UFCG, UEPB, além de CUT, Coep, Fetag, MST, Movimento Negro da Paraíba, Fiep, OAB, Famup, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dentre outras, assim como também instituições financeiras: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.