João Pessoa
Feed de Notícias

Conquista social da mulher rural é tema de encontro em Logradouro

quinta-feira, 15 de outubro de 2009 - 12:43 - Fotos: 
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) está desenvolvendo um trabalho de conscientização para a mulher trabalhadora rural com o propósito de informá-la  sobre os seus direitos e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida,  com a conquista de novos espaços na formação da economia primária do Estado.

Para tanto, a empresa vem realizando uma série de encontros no intuito de discutir políticas públicas buscando a inclusão social das mulheres agricultoras em vários pontos do Estado. O próximo evento acontecerá na próxima quinta-feira (22), no município de Logradouro, região administrativa de Guarabira, no Brejo paraibano.

Com início previsto para as 8h, na sede da Emater local, o encontro será marcado pela realização de uma série de palestras. A primeira, sob o tema “Nas pegadas da Marcha das Margaridas’, será proferida pela presidente do Conselho das Mulheres da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag), Maria das Neves Moura do Nascimento.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na versão “Pronaf Mulher” é o tema da palestra seguinte, ministrada pelo gerente do Banco do Nordeste de Guarabira, José Vieira da Silva. Ele tratará sobre o crédito rural e a sua importância para a política de assistência técnica e extensão rural, com destaque para a contribuição no desenvolvimento rural sustentável.

A última palestrante do dia será a extensionista social e coordenadora da Rede de Mulheres  da Emater-PB, Maria Vilani de Souza Marinho, que falará sobre “As Mulheres Rurais na Política de Assistência Técnica e Extensão Rural”.  

Lourdinha Araújo,  da Assessoria de Imprensa da Emater-PB