João Pessoa
Feed de Notícias

Congressos internacionais de HIV/Aids e Hepatites expõem trabalhos científicos sobre os dois temas

quinta-feira, 19 de novembro de 2015 - 16:10 - Fotos:  Ricardo Puppe

Entre as atividades do X Congresso de HIV/Aids e do III Congresso de Hepatites Virais, um dos destaques é a exposição de trabalhos científicos sobre os dois temas, desenvolvidos por unidades de saúde, prefeituras, universidades e outras instituições de todo país. São 150 trabalhos, sendo 100 sobre Aids (50 no dia 18 e 50 no dia 20) e 50 sobre Hepatites Virais, que estão expostos em E-poster (formato digital), por meio de aparelhos de TV de 55 polegadas. Os eventos estão acontecendo no Centro de Convenções, em João Pessoa, com mais de três mil pessoas, até esta sexta (20).

Entre os trabalhos, está a “Contribuição da enfermeira na triagem sorológica das hepatites virais”, da enfermeira do Hospital Clementino Fraga, Suely Honorato Cantalice; “Diagnosticando hepatite C em ex-atletas de futebol”, da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe e “Adesão à vacinação anti-hepatite B: experiência com grávidas da cidade de Aurora, no Ceará”, da Faculdade de Santa Maria, de Cajazeiras.

O aluno de biomedicina Pierre Emanuel fez parte da pesquisa realizada com 30 mulheres, durante um ano. “Fizemos um grande trabalho de sensibilização sobre a importância da vacina e, mesmo assim, algumas fugiam. Nós íamos até as casas delas e, no final, todas foram vacinadas. Foi um trabalho muito importante porque a gente contribuiu para a luta contra a doença”, disse.

Durante toda a manhã desta quinta, também foram realizadas diversas oficinas. A trans Graziely Estefanely participou de algumas. Ela veio representando a ONG “Atreva-Se”, de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, que reúne 40 integrantes, entre travestis e transexuais. “É a primeira vez que participo de um evento tão importante como este e estou aprendendo muito. Vou levar todas as novidades para a minha associação”, falou.

Nesta quinta-feira à tarde, estão acontecendo as apresentações de trabalhos orais e nesta sexta-feira (20), a partir das 8 h, continuam as apresentações das experiências e práticas bem-sucedidas no Brasil, a exemplo de testagem do HIV para homens que fazem sexo com homens; políticas públicas intersetoriais e contribuições para boas práticas na prevenção; população trans e o acesso ao cuidado; eliminação da hepatite C como problema de saúde pública; transplante hepático; “Educação, prevenção e redes sociais combinam?”; “Saúde da mulher lésbica e bissexual no Brasil: Avanços e desafios” e “A importância da mídia na prevenção das hepatites virais. O encerramento dos eventos será às 16 h.

Toda a programação dos Congressos está disponível no portal www.paraiba.pb.gov.br