João Pessoa
Feed de Notícias

Congresso de Tratamento de Feridas reúne 2 mil participantes no Centro de Convenções

quinta-feira, 14 de novembro de 2013 - 10:52 - Fotos: 

Cerca de duas mil pessoas participam do “IV Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas” que acontece no Centro de Convenções da capital, até esta sexta-feira (15). A solenidade de abertura, realizada na noite dessa quarta-feira (13), contou com o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Enfermagem e Estética com apoio do Governo do Estado.

A alegria não é somente pela realização do Congresso, mas pela resposta do Centro de Convenções. A segunda etapa foi inaugurada há 15 dias e agora está reunindo duas mil pessoas de todo país e estrangeiros. Isso é uma grande vitória ”, destacou Waldson.

O Congresso reúne enfermeiros e 102 expositores do Brasil, Espanha, Portugal e Itália, além de 500 trabalhos. Um deles foi apresentado logo após a abertura solene. A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem, e coordenadora do evento, Maria Blanck, apresentou uma experiência que vem sendo desenvolvida em Ouro Preto, no estado de Rondônia, onde está sendo instalado o primeiro Centro de Referência de Tratamento de Feridas do país.

Muita gente nos pergunta o motivo de realizar um congresso sobre feridas e costumo responder que elas sempre foram um problema mas não tinham visibilidade. Agora, que a população está envelhecendo, cada vez mais a situação está piorando e as pessoas morrem por um problema que há tratamento e cura pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso que o nosso objetivo aqui é apresentar o conhecimento científico, as novas tecnologias e as políticas públicas para o tratamento das feridas”, explicou Mara. Já o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Ronaldo Bezerra, lembrou que o Congresso também é uma forma da Enfermagem mostrar e discutir os avanços no tratamento dos pacientes.