João Pessoa
Feed de Notícias

Congresso da UFPB realiza evento cultural no Núcleo de Acolhida Especial

quinta-feira, 2 de agosto de 2012 - 18:39 - Fotos: 

O Núcleo de Acolhida Especial (NAE), instituição vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Humano (SEDH), recebeu no final da tarde desta quinta-feira (2), representantes do I Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica, realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento, que visa discutir como a arte pode ser utilizada para ensinar a preservar o meio ambiente, fez uma homenagem a poetisas com o plantio de árvores.

Na ocasião, os usuários do NAE e convidados tiveram a oportunidade de assistir ao evento, que contou com recital de poesia. Artistas e crianças declamaram e plantaram mudas de árvores com a promessa de voltar ao mesmo local um ano depois e celebrar a eco-poesia.

O Congresso mostrou que a preservação do meio ambiente é pauta constante nos debates políticos, econômicos, sociais e culturais da sociedade no século XXI e que a literatura surge neste cenário para reconhecer a natureza e os animais como sujeitos com direitos iguais às pessoas.

O evento conta com a participação de conferencistas e palestrantes de universidades dos Estados Unidos e do Japão, além de poetas italiano e peruano. A coordenadora do NAE, Maria de Lourdes Magno, prestigiou o evento e destacou a importância da atividade.

“O NAE é um espaço para acolher pessoas em tratamento do câncer e sempre estamos oferecendo, em parceria com organizações, associações e a própria universidade eventos que possam trazer um pouco de arte e lazer”, destacou.

NAE – O Núcleo conta com uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicóloga, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Tem capacidade para atender a 65 pessoas. No local o usuário recebe toda assistência com hospedagem, refeições, além de transporte local para clínicas, hospitais e laboratórios.