Fale Conosco

16 de setembro de 2015

Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem é aberto no Centro de Convenções da capital



O 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem foi aberto na noite dessa terça-feira (15), no Centro de Convenções de João Pessoa. O maior evento de enfermagem da América Latina tem a participação de mais de 7 mil congressistas de todo o País, além de delegações estrangeiras. O congresso acontece até esta sexta-feira (18).

Participaram da abertura do congresso, no Teatro Pedra do Reino, vários profissionais e autoridades em saúde, como a secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, representando o governador Ricardo Coutinho; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Ronaldo Bezerra e o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Nery da Silva.

Durante a abertura, o teatro com capacidade para 3 mil pessoas, recebeu os congressistas com um espetáculo de cultura e arte. Os congressistas foram recepcionados com a música de Jurandyr do Sax. Em seguida, o grupo folclórico Flor de Lírio homenageou a enfermagem e a cultura paraibana, com apresentação de danças regionais.

A secretária executiva Maura Sobreira disse que a Paraíba está em festa por ter a possibilidade de sediar um evento de tal proporção, realizado aqui pela primeira vez. “Estamos recebendo mais de 6 mil enfermeiros, nesse que é o maior evento de enfermagem da América Latina, graças à possibilidade que o Governo do Estado nos traz de ter cenários e espaços que comportam um número significativo de pessoas. Esse congresso, além de discutir, qualificar, trazer novas tecnologias e conhecimentos na área de enfermagem, realiza várias reuniões importantes, como por exemplo, o Encontro de Atenção Primária à Saúde, onde os enfermeiros estão discutindo a questão da atenção primária”, disse.

Maura Sobreira destacou ainda a importâncias desses profissionais para a população, ressaltando algumas ações do Governo do Estado na área. “Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem são a principal força de trabalho no SUS. É uma categoria extremamente importante, que precisa cada vez mais se qualificar, pois enquanto prática social tem um valor bastante significativo dentro dos serviços de saúde, além de atuar também no campo da gestão, do ensino e da pesquisa. Por isso, o Governo do Estado tem uma série de investimentos na área, incluindo Residências Multiprofissionais que incorporam a enfermagem, especializações que são realizadas em parcerias com instituições de ensino, a exemplo da especialização em obstetrícia, a especialização em gestão do cuidado, enfim, um conjunto de iniciativas que vem contemplando a área, buscando profissionais cada vez mais comprometidos atuando dentro dos nossos serviços”.

O presidente da Confederação Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Nery, destacou que o congresso será um dos eventos mais importantes na área pela temática escolhida e coloca a Paraíba no nível dos grandes centros do País. “Essa conferência coloca o Estado da Paraíba na rota dos chamados turismo de eventos. Hoje, poucas cidades brasileiras têm centros de convenções como esse. O Centro de Convenções de João Pessoa é o mais belo que existe no País e hoje recebe o nosso congresso, que tenho certeza será um dos mais importantes pela temática escolhida para discussão, os desafios emergentes para a enfermagem brasileira”, afirmou.

Segundo o presidente do Coren-PB, Ronaldo Bezerra, é preciso transformar a realidade da categoria da enfermagem no Brasil. “Embora sejamos essenciais para a saúde brasileira, muitas vezes parecemos invisíveis. Queremos aperfeiçoar a fiscalização e garantir a qualidade da assistência em saúde no País. Por isso, o Coren-PB trabalha em articulação com o Conselho Federal de Enfermagem e com os demais Conselhos Regionais do Brasil, pois a enfermagem é uma nação e juntos somos mais fortes”, concluiu Ronaldo Bezerra.

O Congresso – Em sua 18ª edição, o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem tem como tema “Os Desafios Emergentes da Enfermagem Brasileira”. O evento inclui intensa programação científica, com conferências, cursos, painéis, lançamentos de livros, entre outras atividades. A abertura do evento foi encerrada com show da banda Aviões do Forró.

O 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem teve 6.500 inscrições confirmadas. “Nosso objetivo é promover o intercâmbio cultural, a troca de experiências entre os profissionais de todas as regiões do País e o fortalecimento da enfermagem como ciência da saúde”,  ressaltou o presidente do Conselho Federal de Enfermagem.

O coordenador da Comissão Científica, o conselheiro federal Leocarlos Cartaxo, explicou que a programação foi desenvolvida sob uma perspectiva democrática, participativa e inclusiva, com colaboração de todos os Conselhos Regionais de Enfermagem. “Essa construção culminou na definição do tema central, que busca discutir as múltiplas facetas da profissão de enfermagem”, finalizou.