Fale Conosco

11 de agosto de 2011

Congresso Brasileiro de Boas Práticas Educacionais será realizado na Paraíba



Reunião Técnica 030O 1º Congresso Brasileiro de Boas Práticas Educacionais será realizado em João Pessoa, em maio do próximo ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11), pelo secretário de Estado da Educação, Afonso Celso Scocuglia, em reunião técnica que segue até amanhã (12). A reunião teve a coordenação da secretária executiva da Educação, Márcia Lucena, e a participaçãodos gerentes executivos e técnicos pedagógicos do órgão.

De acordo com o secretário, o congresso contará com a participação de todos os estados do país, que trarão quatro experiências exitosas desenvolvidas nas escolas da rede estadual de cada unidade da federação. O evento será realizado em parceria com a União das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e contará com a participação de especialistas do Brasil e do mundo. Ao final, será publicado um catálogo falando sobre as experiências divulgadas durante o encontro. “É preciso divulgar o que há de bom nas escolas, para que seja copiado e para que sirva de incentivo ao surgimento de novas ideias, com resultados de sucesso”, disse o secretário.

Scocuglia falou dos projetos que estão sendo desenvolvidos pela SEE, a exemplo das  vídeo-aulas do Pré-Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest), lançado na Web nesta quinta-feira(11), em homenagem ao Dia do Estudante; Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional; Programa Mais Educação (funcionando em 239 escolas estaduais de Ensino Fundamental e mais 36 do Ensino Médio); elaboração do Programa de Ações Articuladas (PAR) 2012/2015; e Projeto Caminhos da Gestão Participativa (PCGP), que realizou a primeira etapa no primeiro semestre de 2011, com o  objetivo de diagnosticar os problemas de infra-estrutura e  pedagógicos das escolas da rede, entre outros.

A reunião técnica visa também avaliar os relatórios elaborados nas visitas feitas às unidades de ensino pelo PCGP. Afonso Scocuglia falou do sucesso do I Encontro Estadual de Formação pela Escola, realizado nos dias 9 e 10 de agosto, e relatou outras ações realizadas pelo Governo do Estado, como a reforma de mais 300 escolas, a aquisição de mobiliários, carteiras, kit de material escolar, fardamento e equipamentos de informática. No final deste mês, o governo chega à marca dos R$ 80 milhões em investimento.