Fale Conosco

9 de abril de 2012

Confirmação de casos de dengue cai para 13,8%, revela boletim epidemiológico



O percentual de casos de dengue confirmados caiu para 13,8% das notificações, conforme os dados do 13º boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na semana anterior, o percentual de confirmação estava em 15,2% das notificações, o que significa uma redução de quase 1,5% em sete dias. O número de casos notificados até o dia 6 de abril mantém redução de 83,7% em comparação com o mesmo período de 2011.

Já o percentual de casos descartados é de 26,6 %, que também representa um leve aumento de 0,2% em comparação com a semana anterior. A semana epidemiológica com maior número de casos confirmados nos primeiros sintomas da doença foi a semana 9, com 24 casos; seguida da semana 8, com 16 casos; e das semanas 4 e 5, ambas com 15 casos.

Para acelerar as visitas e acompanhamento das atividades desenvolvidas nos municípios contemplados com recursos extras do Ministério da Saúde, a SES vai capacitar os profissionais das Gerências Regionais de Saúde (GRS) para que façam as visitas nos municípios de suas jurisdições. “Vamos capacitar os profissionais das gerências para utilizar o instrumento de avaliação das atividades executadas no plano de contingência para que possamos ter o acompanhamento das ações de todas as cidades até o final do primeiro semestre”, explicou a gerente operacional de Vigilância Ambiental, Djanira Lucena de Araújo.

As Gerências de Vigilância em Saúde (GEV) e de Vigilância Ambiental da SES mantêm as visitas técnicas nos 35 municípios que tiveram seus planos de contingência aprovados pelo Ministério da Saúde, que garantiu repasse adicional de R$ 1,5 milhão para combater a doença.

No país, 1.159 cidades foram selecionadas. A medida permitiu que os municípios recebessem 20% a mais sobre os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde.

Casos

Casos notificados – 1.012

Dengue clássica – 132

Dengue com complicações – 4

Febre hemorrágica da dengue – 4

Óbitos por dengue – zero

Descartados – 270

Em investigação – 602